× Modal
< Voltar


Artigos

Esperança está no Banco do Brasil

Leia artigo do presidente da ANABB publicado na edição 260 do jornal AÇÃO


Em 29.07.2020 às 13:43 Compartilhe:

A crise que vem castigando nossa sociedade evidencia o papel das instituições nacionais. Com o desemprego alcançando os lares de mais de 17 milhões de pessoas até dezembro, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a esperança de um futuro melhor depende de empresas como o Banco do Brasil.

A ANABB entende que os impactos da pandemia do coronavírus são inéditos. Os bancos públicos podem desempenhar papel estratégico em momentos onde são imprescindíveis políticas econômicas anticíclicas.

Das poucas certezas que tenho, uma delas é que o Banco do Brasil sempre superou dificuldades com razoável facilidade. Em diversas crises, a direção do Banco do Brasil e seus funcionários combateram os efeitos dos períodos recessivos e lutaram com bravura para retomar o fôlego da economia. A conexão do Banco do Brasil com o setor produtivo – da pequena empresa, da agricultura familiar até as grandes empresas, em praticamente todos os setores da economia – potencializa ações que possam garantir a sobrevivência dos negócios e dos empregos.

Hoje o BB tem profissionais mais bem preparados, a melhor tecnologia do mercado e é altamente lucrativo. Acompanhar as tendências de mercado nunca foi dificuldade para o Banco do Brasil.

Nesse sentido, a ANABB vem realizando intenso trabalho em defesa dessa instituição bicentenária, até porque essa é uma missão estatutária. Lutar por um Banco do Brasil útil à sociedade é garantir que milhares de brasileiros tenham acesso a crédito, estímulo ao agronegócio, fomento à tecnologia, infraestrutura e empregos.

Decisões por parte da administração do BB que não correspondem ao interesse público e ferem direitos terão sempre nosso posicionamento firme.

Nas próximas páginas, você verá que a ANABB se posicionou em defesa do Banco do Brasil nos principais veículos de comunicação, na Controladoria-Geral da União (CGU), no Tribunal de Contas da União (TCU), no Conselho de Administração do BB e junto a parlamentares. Aliás, no Congresso Nacional, em todas as comissões e audiências, a nossa Associação tem sido recebida com prestígio e reconhecimento. 

Importa, para nós, entidade independente, mantida unicamente pelas contribuições dos funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil, a transparência. Acreditamos que é um valor para toda a sociedade.

A Associação entende que o BB construiu, historicamente, um papel relevante atuando no crescimento da economia, desde os pequenos negócios até aos grandes empreendimentos, e sempre gerando dividendos para os acionistas e, sobretudo, para o Tesouro Nacional. A capilaridade do Banco do Brasil permite que ele esteja presente em quase todos os municípios brasileiros. É, sem dúvida, a instituição que mais conhece a realidade do País. Sua atuação fomenta o desenvolvimento regional, constituindo-se no grande parceiro dos projetos locais.

Diminuir ou ignorar o papel do BB como banco público – nesta difícil conjuntura – será um erro grave que comprometerá o crescimento econômico futuro.

Por isso, nesse pacote de incentivos do governo para retomada da economia, defendo a bandeira de que o Banco do Brasil possui força e experiência para dar respostas vigorosas ao crescimento da nação.

Reinaldo Fujimoto
Presidente da ANABB

Fonte: Agência ANABB