Em tempos de debate para a saída da atual crise econômica, Banco do Brasil é reconhecido internacionalmente como instituição de destaque na América Latina
Além de seu inegável papel como verdadeiro propulsor da economia, o Banco do Brasil foi reconhecido como uma das instituições mais resistentes às turbulências da América Latina. A citação consta no relatório do banco suíço CreditSuisse, que ainda destacou que as ações do BB são excelentes investimentos no longo prazo.
O reconhecimento do banco suíço ao BB surge em um momento decisivo para o país, em razão da crise econômica, e reforça o que a ANABB vem defendendo sobre o papel do Banco do Brasil como instrumento de desenvolvimento econômico. Também vai ao encontro das declarações feitas pelo ex-ministro da fazenda Delfim Neto, em entrevista à ANABB, quando declarou que “ o Banco do Brasil, há mais de 40 anos exerce um papel decisivo no desenvolvimento econômico do Brasil."
Vale lembrar que a pandemia não minimizou o reconhecimento do Banco do Brasil internacionalmente. Recentemente, o banco suíço divulgou um relatório em que apontou as ações que mais possuem potencial de crescimento e o Banco do Brasil está no topo das indicações. As recomendações para os investidores internacionais é que o Banco do Brasil possui desempenho acima da média de mercado. Para o CreditSuisse, o aumento da competição com o avanço das novas empresas de tecnologia financeira não trazem impactos negativos para instituições como BB.
Na crise econômica que vivemos, considerada por muitos especialistas como a maior já vista nos últimos tempos, cresce o debate em torno do papel dos bancos públicos na retomada da economia. Muitos especialistas defendem que os recursos dos programas federais e do próprio sistema financeiro, para mitigar os efeitos econômicos causados pela pandemia, dependem e muito dos bancos públicos. Nesse contexto, o Banco do Brasil continua atuando como importante instrumento, liberando linhas de crédito para pequenas e médias empresas, como forma de mitigar os impactos causados em diversos setores da economia.