× Modal
< Voltar


ANABB

Regime de direção fiscal é encerrado na Cassi

Para a ANABB o fim do regime de direção fiscal representa tranquilidade para a Cassi e para os associados


Em 15.06.2020 às 18:17 Compartilhe:

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou, nesta segunda-feira, 15/6, resolução que encerra o regime de direção fiscal na Cassi. Na decisão, a ANS atesta que a Caixa de Assistência regularizou todos os indicadores econômico-financeiros e tem cumprido as projeções do Programa de Saneamento.

Para o presidente da Cassi, Dênis Corrêa, o fim da direção fiscal representa o fechamento de um ciclo na história da Caixa de Assistência. “Ao mesmo tempo, contabiliza um período marcado pelo aprendizado e união de todos os envolvidos neste processo. Agora é o momento de direcionar nossos esforços para a melhoria da assistência à saúde, com ações focadas na prevenção de doenças, para promover uma vida melhor aos nossos participantes”, disse.

O regime de direção fiscal na Cassi foi instaurado em julho de 2019 e o Programa de Saneamento foi apresentado em dezembro do mesmo ano, imediatamente após a aprovação da reforma estatutária pelos associados, o que possibilitou a injeção de novos recursos para a Cassi. 

O empenho da ANABB e das demais entidades que compõem a Mesa de Negociação – AAFBB, FAABB, Contec e Contraf - foi decisivo em todas as etapas que envolveram discussões e simulações numéricas para se chegar à alteração estatutária que melhor atendesse os anseios dos associados e para reverter os indicadores que não estavam em conformidade com as exigências da ANS.

Para a ANABB, o fim do regime de direção fiscal representa tranquilidade para a Cassi e para os associados, uma vez que, se não fosse aprovada a reforma do estatuto com a consequente entrada de recursos significativos até o final de 2019, o regime poderia ter evoluído para intervenção fiscal e até com a perda da CASSI para o mercado. Afinal, a entrada de recursos de forma rápida foi o que garantiu, o que materializou o alcance das metas propostas pelo programa de saneamento. 

“Nós, da ANABB, ficamos muito felizes com a superação desse desafio pela Cassi, principalmente porque participamos ativamente desse esforço no sentido de beneficiar os associados. Inicia-se, agora, um novo período, onde a governança envidará todos os esforços para que a gestão dos recursos, conforme novo modelo de custeio aprovado, reflita as reais necessidades do seu corpo social. As entidades representativas dos funcionários, conforme acordado na Mesa de Negociação, participarão, trimestralmente, de reuniões com a Cassi, ocasiões em que a diretoria colocará todos a par da situação financeira da Caixa de Assistência”, disse o presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto.

Veja a Resolução Nº2.556 publicada no Diário Oficial da União
 

Fonte: Agência ANABB