Com ações voltadas para apoio social e doação de mantimentos e itens de higiene, voluntários buscam amenizar a situação de famílias com dificuldades em meio à pandemia
Diante do cenário ainda incerto, por conta da pandemia do novo coronavírus, famílias carentes do Distrito Federal e entorno estão contando, neste momento, com a solidariedade de pessoas e entidades assistenciais para se manter. Sem conseguir uma renda para subsistência, a situação de vulnerabilidade só se agrava.
E aonde falta o básico para se manter, os voluntários da Comunhão Espírita de Brasília, como um verdadeiro braço amigo, organizam uma mobilização para arrecadação de alimentos, roupas e itens de higiene para amenizar a situação delicada dessas pessoas desassistidas.
“Atendemos, em média, 150 famílias carentes por semestre, um total de 300 anualmente, com apoio social e distribuição de roupas, alimentos e itens de necessidade básica. Para esse importante trabalho, contamos com 42 casas sociais vinculadas a nós, de vários credos e não apenas da doutrina espírita”, declarou o presidente da Comunhão Espírita de Brasília, Adilson Mariz.
A entidade também atua na capacitação de pessoas de famílias carentes, com cursos, treinamentos e orientações, visando a oportunização no mercado de trabalho, de forma a ter uma renda para levar dignidade às famílias. “Além da doação dos mantimentos, pegamos um componente da cada família e investimos nele para ter uma ocupação futura, mas, nesse caso, não se trata de mero assistencialismo, mas sim de promoção pessoal”, ressaltou Adilson.
Com a pandemia do novo coronavírus, essas importantes ações de apoio social, verdadeiras ferramentas de caridade e ajuda ao próximo, foram seriamente impactadas. Além da paralisação momentânea das atividades, houve uma queda na arrecadação de donativos que normalmente chegavam à instituição, refletindo negativamente nas famílias assistidas.
Para que as ações não sejam totalmente paralisadas, bem como para ajudar a mitigar o cenário de escassez alimentar de tantas famílias carentes, a ANABB e o IVC doaram 100 cestas básicas para a Comunhão Espírita de Brasília destinar aos mais necessitados no momento. Contribua você também com essa obra. Faça um depósito de qualquer valor na conta da entidade. O montante arrecadado será revertido para a compra de mais alimentos.
Comunhão Espírita de Brasília
CNPJ: 00.307.447/0001-08
BANCO: BRB
Agência: 0204
Conta Corrente: 030.114-8
RESGATE DO SER HUMANO
“Na doutrina espírita, para se alcançar a salvação é preciso ter caridade, ou seja, sem caridade não há salvação. Não é apenas dar o alimento, mas resgatar o ser humano que está fragilizado, saber se espelhar no próximo e ajudar”. O depoimento do presidente da Comunhão Espírita de Brasília, Adilson Mariz, reflete bem a importância do trabalho da entidade.
E a relevância desse trabalho é refletida em seu quadro funcional. São mais de 5 mil voluntários envolvidos diretamente com a entidade, cerca de 3340 médiuns atendendo em grupos regularmente, além de aproximadamente 4 mil alunos, entre adultos e crianças, estudando na sede, em dias normais, antes das medidas de isolamento social.
As ações de apoio e de caridade dos voluntários também abrangem visitação em asilos, em presídios, apoio em creches, confecção de roupas, além de apoio social de distribuição regular de alimentos para famílias necessitadas.