Associação buscou soluções administrativas e de suporte tecnológico para viabilizar o funcionamento de forma remota, assegurando a atuação em prol do corpo social
A implementação de medidas preventivas de distanciamento social para controle da disseminação do novo coronavírus e a consequente adoção do home office impactaram sobre a organização do trabalho e exigiram adaptações rápidas das empresas para manutenção do funcionamento. Com a ANABB, não foi diferente. A Associação reorganizou suas rotinas para permanecer em atividade e manter a qualidade dos serviços prestados.
Com a suspensão das atividades presenciais, os funcionários da área Administrativa, do Centro de Processamento de Dados (CPD) e dos Departamentos Pessoal e Contábil também permanecem trabalhando a partir de suas casas, mediante acesso remoto aos sistemas que permitem a realização das tarefas cotidianas. O trabalho em home office é complementado pelo revezamento presencial dos funcionários na sede da ANABB, necessário para execução de tarefas que envolvam processos de pagamentos e gestão de contratos de serviços, por exemplo.
“Nem grandes empresas do mercado conseguiram fazer o que a ANABB fez em tão pouco tempo: a implementação de uma organização em home office, com suporte tecnológico avançado, que mantém a qualidade dos serviços disponibilizados aos associados. Não houve atrasos no trabalho desenvolvido pela ANABB em função da pandemia. Isso mostra nossa capacidade de inovação e nossa preocupação constante em atender às necessidades dos associados”, avalia a vice-presidente Administrativa e Financeira, Graça Machado.
Entre as várias medidas preventivas adotadas, a Vice-Presidência Administrativa e Financeira providenciou recentemente o serviço de sanitização dos ambientes na sede da ANABB, para controle de vírus, bactérias e fungos. Os funcionários em atividade presencial estão sendo orientados a usar máscara, a adotarem cuidados de higienização com álcool em gel e a manterem uma distância de 2 metros entre as estações de trabalho em operação.
Também foi organizada a campanha interna para vacinação contra a gripe, que imuniza contra os vírus influenza A e influenza B. Houve agendamento de datas e horários para vacinação dos funcionários na sede da Associação, conforme o setor de trabalho, de modo a evitar aglomerações. Já os cônjuges e filhos dos funcionários receberam a vacina na clínica responsável por aplicar a imunização. A ANABB custeou o valor integral da vacina para os colaboradores e 50% do valor para os dependentes.
SUPORTE TECNOLÓGICO
Para viabilizar o home office, a área de tecnologia configurou o acesso seguro dos usuários aos seus terminas de trabalho da ANABB, conforme suas atividades, permitindo que a grande maioria se conecte simultaneamente, de modo remoto, inclusive o atendimento pelo 0800.
Todos os cuidados foram tomados para preservar o sigilo das informações acessadas remotamente: renovados certificados digitais; feitos ajustes nas políticas de domínio e de backup; e desenvolvidos novos sistemas web para operação em home office, como por exemplo o módulo Envio de Documentos disponibilizado no Espaço do Associado.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS, DEPARTAMENTO DE PESSOAL E FINANCEIRO
Os processos relativos a pagamento e de controle de documentos são realizados diariamente. A área de Contabilidade/Financeira da ANABB executa atividades, sem prejuízos ou atrasos às demandas, inclusive junto aos órgãos de fiscalização estadual e federal. As postagens de documentos para os associados e o atendimento às solicitações de compras ocorrem quando solicitados ou, pelo menos, duas vezes na semana.
Serviços de higienização, limpeza e dedetização do prédio são feitos sistematicamente. A manutenção predial, dentre os quais, elevador e da estação de no-break, serviços elétricos, limpeza do ar condicionado e dos carpetes, são feitos quando necessários.
Todos os serviços relativos ao pessoal continuam, sem solução de continuidade, em home office ou presencialmente, na forma de escala.