Em notificação encaminhada nesta segunda-feira (18/5), ANABB defende que faltou respeito com o funcionalismo do Banco e com toda a sociedade
A ANABB encaminhou nesta segunda-feira, 18 de maio, notificação ao Ministro da Economia, Paulo Guedes, solicitando retratação oficial de sua fala sobre o Banco do Brasil. De acordo com reportagens veiculadas, em reunião ministerial do dia 22 de abril, o ministro afirmou que “é preciso vender logo a porra do BB”.
Para a ANABB, causa perplexidade que esse discurso seja feito em um momento tão grave para o País e para a sociedade, servindo tão somente para enfraquecer um dos maiores legados que o Brasil possui nos tempos modernos: o Banco do Brasil, um banco de todos os brasileiros.
No contexto da pandemia, as declarações desconsideram o trabalho dos funcionários do BB que estão atendendo a população, mesmo correndo riscos, mas sem abdicar de exercer seu papel. Também desconsideram o trabalho e a dedicação dos aposentados do Banco que ajudaram a construir um Banco do Brasil útil à sociedade.
Além disso, o Banco do Brasil possui diferenciais em relação às demais instituições financeiras: capilaridade que o torna o maior parceiro do desenvolvimento regional, banco com a melhor tecnologia, grande fomentador da agricultura familiar e do agro negócio, maior incentivador das micro e pequenas empresas e um dos maiores repassadores de dividendos para a União.
Sendo assim, a ANABB defende que uma retratação formal em relação ao pronunciamento representa um respeito não somente ao funcionalismo do Banco, mas, principalmente, para com todo o povo brasileiro.
Leia a íntegra do posicionamento da ANABB publicado em 15 de maio:
FUNCIONÁRIOS REPUDIAM OFENSA DO MINISTRO DA ECONOMIA AO BANCO DO BRASIL