× Modal
< Voltar


Banco do Brasil

Estamos de volta: campanha Não mexe no meu BB precisa do seu apoio

Ainda mais neste momento de crise, em que os funcionários do Banco estão dando exemplo, trabalhando na linha de frente e assumindo riscos


Em 18.05.2020 às 11:59 Compartilhe:

Defender um banco público eficiente e útil para toda a sociedade brasileira é uma missão institucional da ANABB que sempre será hasteada, principalmente nos momentos importantes para o País – como esse que estamos vivendo. Por isso, chegou a hora de retomar, com ainda mais força, a campanha Não Mexe no meu BB – A importância do Banco do Brasil como banco público.

A decisão de relançar a campanha culminou com o episódio mais recente de ofensa ao Banco do Brasil feito, desta vez, pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes. A afirmação representou total descaso e escárnio a essa instituição que possui 200 anos de história.  

Veja posicionamento da ANABB sobre declaração do ministro Paulo Guedes 

Vale lembrar que a campanha Não mexe no meu BB nasceu em junho de 2019 e alcançou seu ápice em 10 de dezembro, data em que o presidente do Banco do Brasil assumiu um compromisso público de que o assunto privatização do BB estaria encerrado. Mesmo tendo dado a sua palavra na casa do povo, diante de dezenas de parlamentares e da própria sociedade, Rubem Novaes fez diversas outras declarações em defesa da privatização do Banco. 

É inadmissível que o governo ainda esteja imbuído da vontade política de privatização do Banco. Ainda mais neste momento de crise, em que os funcionários do Banco estão dando exemplo, trabalhando na linha de frente e assumindo riscos. Mas, como atividade essencial, estão colaborando para diminuir as dificuldades do setor produtivo e trabalhando para que milhares de brasileiros tenham mais dignidade e cidadania.  

Por isso, a ANABB conclama todos os brasileiros, associados da ANABB, seus familiares, funcionários da ativa, trabalhadores, micro e pequenos empresários, agricultores, para que juntos possamos mostrar que o Banco do Brasil é motor para o desenvolvimento econômico e social do país.

Com a campanha Não mexe no meu BB, queremos defender que: 

  • O estado e a sociedade brasileira construíram um Banco do Brasil, hoje com 212 anos, SÓLIDO, COMPETITIVO E COM REPUTAÇÃO INTERNACIONAL. 
  • O Banco do Brasil é modelo de empresa pública que tem, em seu DNA, o ESPÍRITO INOVADOR que permite responder rapidamente às mudanças no ambiente tecnológico.
  • Carregamos a MARCA DA RESILIÊNCIA, que permite ao Banco adaptação às transformações econômicas e às constantes mudanças políticas.
  • Temos valores organizacionais, assimilados pelos profissionais que trabalham e trabalharam no Banco do Brasil, que permitem a GERAÇÃO DE RESULTADOS POSITIVOS para o nosso maior cliente que é o Brasil.
  • O BB atua em 99,3% DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS e tem presença global em mais de 120 países, trabalhando em segmentos que os bancos privados não têm possibilidade e interesse em atuar. 
  • Construímos RELACIONAMENTO INTENSO com 706 mil micros e pequenas empresas, setor que é responsável por 27% do PIB de acordo com dados do Sebrae.
  • Proporcionamos RETORNO de mais de R$ 32 bilhões para o Tesouro Nacional nos últimos doze anos. (precisa atualizar porque este dado é de 2018).
  • Beneficiamos 68 MILHÕES DE CLIENTES, número que supera a população de centenas de países como França, Itália, Reino Unido, Espanha, Holanda, Canadá e Argentina.
  • Trabalhamos em PROJETOS DE INCLUSÃO SÓCIO PRODUTIVA que beneficiaram 100 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.
  • Financiamos 60% da CADEIA DO AGRONEGÓCIO, que inclui a pequena produção, segmento que gera 25% da riqueza produzida no País. 
  • Atuamos junto à PEQUENA PRODUÇÃO E AGRICULTURA FAMILIAR. Graças a esse apoio, o agronegócio mata a fome do Brasil. 
  • O Banco do Brasil é considerado o mais SUSTENTÁVEL DO MUNDO. 
  • Somos exemplo de SUCESSO NA GOVERNANÇA e trabalhamos com foco em integridade e compliance como determinam órgãos como TCU e CGU. 

CAMPANHA FORTALECIDA
Reforçar a importância dos bancos públicos, em especial do Banco do Brasil, é um tema que conta com o apoio de parlamentares, economistas, intelectuais da área acadêmica e nomes reconhecidos no mercado. 

Veja a manifestação do deputado Christino Áureo (PP/RJ) sobre as recentes declarações do Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante reunião ministerial de 22 de abril.

Fonte: Agência ANABB