Computadores e mobiliário serão utilizados em projeto da UnB e Fiocruz que deve atender as cinco regiões do País
O Banco do Brasil anunciou a doação de aproximadamente 650 equipamentos e mobiliário para a Universidade de Brasília (UnB). Os itens serão utilizados pela Unidade de Inteligência Cooperativa para Enfrentamento da Covid-19, que está sendo instalada na área do Parque Científico e Tecnológico da instituição de ensino. Entre as doações, estão computadores, mesas, gavetas e painéis, entre outros materiais.
A iniciativa do BB é mais uma demonstração do empenho dos bancos públicos no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Ao não visar apenas o lucro, as instituições financeiras públicas buscam reduzir os impactos econômicos e sociais causados pela covid-19, atuando em benefício de toda a sociedade brasileira. As doações que vêm sendo realizadas são apenas um exemplo desse empenho.
A Unidade de Inteligência Cooperativa para Enfrentamento da Covid-19 da UnB será formada por um grupo multidisciplinar de profissionais da universidade e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A estrutura deve começar a operar ainda em maio na condução de estratégias de atenção à saúde para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Ao menos 100 municípios de todas as cinco regiões do país devem ter suas ações de combate à covid-19 apoiadas pela Unidade de Inteligência, de modo a evitar o colapso do sistema hospitalar. O objetivo é apoiar os gestores estaduais e municipais para a tomada de decisões quanto às melhores estratégias a serem adotadas em cada caso para limitar a disseminação do vírus.
FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL
A Fundação Banco do Brasil, responsável por gerir as doações realizadas por empresas do conglomerado BB, arrecadou até o momento mais de R$ 57 milhões, destinados a ações de ajuda à populações socialmente vulneráveis durante a pandemia. Deste total, R$ 664 mil são provenientes de contribuições voluntárias dos funcionários do BB, enquanto R$ 1,5 milhão teve origem em uma doação institucional da Cooperforte.
Somente a BB Seguros doou R$ 40 milhões à iniciativa, enquanto o banco BV realizou o repasse de outros R$ 15 milhões. Por sua vez, a Livelo implementou uma campanha de doação de pontos: a cada ponto doado pelos clientes, a empresa doará outro. Um valor correspondente à pontuação será destinado a ações de prevenção e combate à pandemia.
Os recursos arrecadados pela Fundação Banco do Brasil estão sendo repassados a entidades privadas sem fins lucrativos para o financiamento de projetos de assistência social voltados à alimentação, aos cuidados com a saúde e à aquisição de insumos e equipamentos hospitalares.
A própria Fiocruz, que integra o projeto em desenvolvimento na UnB, recebeu recentemente o valor de R$ 20 milhões doado pela Cielo, outra empresa do conglomerado Banco do Brasil. Os recursos estão sendo utilizados para a produção de um milhão de kits de diagnósticos rápidos, destinados ao Ministério da Saúde.