× Modal
< Voltar


Banco do Brasil

Bancos públicos apoiam a economia e atendem à população

Relembre com a ANABB o que disseram importantes economistas do país a respeito dos bancos públicos


Em 05.05.2020 às 18:31 Compartilhe:

Um olhar para a realidade do povo brasileiro. Assim tem sido a atuação dos bancos públicos nesse momento de crise. Ao contrário dos bancos privados que visam lucro e rentabilidade, bancos públicos, como o Banco do Brasil, conseguem apoiar a economia e reduzir as desigualdades por meio de medidas que atendem às necessidades da população.

De acordo com o economista Sérgio Mendonça, os bancos públicos são fundamentais em períodos de crise. “Como o controlador dos bancos públicos é o Estado brasileiro, eles podem viabilizar linhas de crédito, adiar cobranças, diminuir taxas e viabilizar suas redes para o enfrentamento da crise. E, sobretudo, podem atuar na contramão da recessão/depressão que se avizinha”, explica Mendonça, que também é coordenador do projeto Reconta Aí.

Defender bancos públicos é tema recorrente nos principais debates com especialistas e economistas.  Em 2014, a ANABB realizou o seminário Repensando Estrategicamente o Banco do Brasil, que contou com a participação de profissionais reconhecidos no mercado. Um dos especialistas que participou do seminário da ANABB foi o economista Mansueto Almeida, que é um dos principais nomes do país em contas públicas, e que hoje ocupa o cargo de secretário do Tesouro Nacional do governo federal.

Veja no vídeo abaixo o painel sobre bancos públicos que integrou o Seminário ANABB – Repensando Estrategicamente o Banco do Brasil, em 2014.

 

LEIA TAMBÉM: 

Fonte: Agência ANABB