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ANABB

Alimentação saudável melhora sistema imunológico

Veja dicas da Cassi e de nutricionistas sobre a importância de se alimentar adequadamente durante o período de distanciamento social


Em 04.05.2020 às 10:41 Compartilhe:

A alimentação é uma das áreas mais afetadas pelas mudanças de rotina provocadas pela pandemia do novo coronavírus. Com o trabalho em home office e a presença das crianças em tempo integral dentro de casa, devido ao necessário distanciamento social para conter a disseminação do vírus, é fácil perder o controle e acabar abusando das guloseimas. Afinal, é mais prático abrir um pacote do que descascar uma fruta. Mas também é menos saudável.

Nutricionistas estão dando conselhos de alimentação saudável em plataformas digitais e redes sociais. A Cassi também está atenta ao tema e divulgou uma cartilha com dicas de alimentos naturais que aumentam a imunidade.  Afinal, cuidar da alimentação tem impacto positivo sobre a saúde e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Pensando nisso, a ANABB reuniu algumas dessas dicas para auxiliar os associados a manterem uma alimentação equilibrada:

  • Organize sua rotina e procure alimentar-se sempre nos mesmos horários. Isso ajuda a diminuir a ansiedade e colabora na educação alimentar das crianças, prevenindo o consumo de doces e petiscos industrializados.
  • Estabeleça um dia certo para as guloseimas. Afinal, estamos em casa e os petiscos podem ser uma tentação grande.
  • Para evitar o desperdício, faça um planejamento semanal das refeições a partir dos itens disponíveis em casa. Mesmos ingredientes podem ser usados para pratos distintos. É uma boa oportunidade para experimentar novas receitas.
  • Focar a atenção na refeição é outra dica preciosa. Com o trabalho em casa, é fácil misturar compromissos e os horários de descanso. Portanto, saboreie com calma e aproveite o momento!
  • Estabeleça uma alimentação saudável, de forma a prevenir a obesidade – principalmente entre as crianças. Dentro de casa, elas gastam menos energia. Também por isso, evite itens industrializados como bolachas recheadas, salgadinhos e pães.
  • Separe os produtos industrializados em pequenos potes, para limitar a quantidade consumida pelas crianças e evitar exageros.
  • Realize pelo menos uma refeição em família por dia, com todos sentados juntos à mesa. Isso fará da alimentação um momento agradável, que ajudará na união familiar.
  • Deixe frutas prontas para o consumo, descascadas e/ou cortadas. Isso ajuda a prevenir o consumo de guloseimas entre as refeições. Lembre-se de que os alimentos devem ser bem lavados antes do consumo.
  • Beba muita água! E ofereça às crianças sempre que for beber. O consumo de água é essencial para manter uma boa saúde.

Outra dica interessante é a plataforma digital gratuita criada por um grupo de nutricionistas e por profissionais de tecnologia para ajudar as pessoas a adotarem hábitos mais saudáveis de alimentação. A plataforma funciona de modo interativo, como se o usuário estivesse em uma consulta. Em um primeiro momento, o usuário responde a um conjunto de perguntas sobre hábitos alimentares, de modo semelhante às entrevistas feitas com os profissionais da nutrição. A partir dessas informações, a ferramenta segue interagindo com o usuário, fornecendo as orientações nutricionais adequadas.

 

Fonte: Agência ANABB