× Modal
< Voltar


Coronavírus

Exercícios de respiração para fazer em casa

Especialistas indicam atividades simples que podem ser realizadas em casa para fortalecer a musculatura respiratória e tornar os pulmões mais resistentes a doenças


Em 15.04.2020 às 16:09 Compartilhe:

O novo coronavírus ainda não possui vacina ou medicamentos que tenham eficiência comprovada. Assim, as medidas de prevenção mais adequadas continuam sendo o distanciamento social e os cuidados com a higiene, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão e evitar levá-las aos olhos, nariz e boca. Neste contexto, embora não possam ser confundidos como medida de prevenção, os exercícios feitos em casa para fortalecer a musculatura respiratória colaboram para tornar os pulmões mais resistentes e melhoram a respiração, ajudando também a identificar quando a sensação de falta de ar tem fundo mais psicológico e emocional do que físico.

Ao favorecer um melhor controle da respiração, os exercícios respiratórios ajudam a controlar, por exemplo, sintomas de ansiedade que podem surgir devido ao afastamento social de familiares e amigos, entre os quais palpitação e sensação de falta de ar. Se a pessoa apresentar um quadro de ansiedade, é possível que os exercícios a ajudem a normalizar a respiração. Já se a causa da falta de ar for uma doença respiratória, é provável que os exercícios não tenham o efeito desejado. Seja qual for o caso, se os sintomas persistirem, é necessário procurar atendimento médico, o que pode ser feito de modo on-line, como é oferecido pela Cassi – veja aqui mais informações. 

Os exercícios também ajudam na recuperação de pessoas que apresentem sintomas de resfriados e gripes comuns, ajudando a diferenciar esses casos dos de covid-19. Ao fortalecer a musculatura do aparelho respiratório, os exercícios colaboram para evitar o acúmulo de secreção nos pulmões – secreção esta que teria efeito de reduzir a capacidade pulmonar. Assim, a avaliação dos especialistas é de que a realização de exercícios respiratórios simples, como inspirar o ar pelo nariz e expirar pela boca repetidas vezes, podem trazer vários benefícios.

Veja na arte a seguir alguns exercícios respiratórios simples para fazer em casa, conforme indicado pelos especialistas:


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: O Globo

 

Fonte: Fisioterapeuta Rodrigo Peres, ouvido pelo jornal O Globo