× Modal
< Voltar


Coronavírus

Siga as dicas de especialistas e saiba como manter a mente sã

Em tempos de isolamento, veja cuidados simples que podem ser adotados para controlar a ansiedade e evitar o sentimento de solidão


Em 13.04.2020 às 18:32 Compartilhe:

Os especialistas estão atentos.  Para evitar a disseminação do coronavírus, o distanciamento social é a principal arma. No entanto, manter-se isolado pode favorecer a ocorrência de sentimentos como tédio, solidão, ansiedade e raiva. Alguns sintomas físicos, como agitação, coração acelerado, palpitação, respiração curta e tremor, também podem surgir, podendo ser indicativo de que algo está errado.

Neste momento, é melhor parar tudo, respirar fundo e, com calma, prestar atenção em si. De acordo com psicólogos e terapeutas, simples ações podem reforçar a autoestima, fortalecer a saúde mental e criam um ambiente social de empatia.

Veja algumas dicas de psicólogos e terapeutas para manter a mente sã em tempos de coronavírus:
 

  • Mantenha uma rotina, com horários para acordar, trabalhar, estudar, informar-se, divertir-se e dormir.
  • Não pratique a desinformação. Busque informações em órgãos oficiais, instituições de saúde e veículos de imprensa confiáveis. O compartilhamento de notícias falsas pode gerar angústia e pânico.
  • Faça alongamentos ou outra alguma atividade física, de acordo com sua capacidade e com o espaço disponível em sua casa.
  • Use a internet para se conectar com familiares e amigos e para fazer aquele curso on-line desejado, seja com objetivos profissionais ou como hobby.
  • Adote uma postura positiva diante da vida e pratique a solidariedade. Ajudar os outros dentro das possibilidades de cada um, e sem trazer riscos à saúde de que pratica e de quem recebe a boa ação, produz excelentes resultados para a saúde mental.

 

Outras ações recomendadas são a meditação ou mesmo a prática de exercícios de respiração pausada, em ritmo calmo, uma boa hidratação do corpo e a busca por uma alimentação bem balanceada, evitando-se os alimentos muito calóricos. A Cassi elaborou um guia com dicas simples que podem ser observadas no isolamento social. Veja abaixo:

Dicas para enfrentar o distanciamento social

COMPARTILHE INFORMAÇÕES

No hotsite da ANABB Juntos contra o coronavírus, o associado encontra o espaço Informações Úteis, destinado ao compartilhamento de conteúdo relevante a respeito da pandemia.

Se você recebeu alguma informação que gostaria de compartilhar, por favor nos envie pelo Whatsapp (61) 98207 3534. Vamos checar a veracidade e publicar no hotsite.

Fonte: Agência ANABB