× Modal
< Voltar


Coronavírus

Veja como fazer e utilizar as máscaras caseiras

O Ministério da Saúde orienta a produção de modelos simples, de pano, que também funcionam como barreiras na propagação da doença


Em 07.04.2020 às 14:05 Compartilhe:

Desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus, uma corrida mundial em busca de máscaras de proteção fizeram com que elas sumissem das prateleiras. Nesta segunda (6/4), a Organização Mundial da Saúde (OMS) manteve a recomendação de que máscaras cirúrgicas devem ser utilizadas prioritariamente por profissionais da saúde, infectados ou pessoas em contato com sintomáticos.

Para preservar as máscaras cirúrgicas, o Ministério da Saúde lançou um manual de orientação à população para fabricar as próprias máscaras de pano como forma de proteção contra o coronavírus.

De acordo com o Ministério, para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

Clique aqui e leia o manual de como fazer sua máscara caseira


ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

  • Em primeiro lugar, é preciso dizer que a máscara é individual. Não pode ser dividida com ninguém, nem com mãe, filho, irmão, marido, esposa etc. Então se a sua família é grande, saiba que cada um tem que ter a sua máscara, ou máscaras.
  • A máscara deve ser usada por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.
  • Mas atenção: a máscara serve de barreira física ao vírus. Por isso, é preciso que ela tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja, dupla face.
  • Também é importante ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca. Desse jeito, o pano estará sempre protegendo a boca e o nariz e não restarão espaços no rosto.
  • Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia sempre com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar.


COMO HIGIENIZAR A MÁSCARA

  • Chegando em casa, lave as mãos com água e sabão, antes de retirar a máscara.
  • Remova a máscara pegando pelo elástico, evitando tocar na parte da frente.
  • Lave as máscaras usadas com água sanitária. Deixe de molho por cerca de 30 minutos.
  • Após a imersão, realize o enxágue em água corrente e lave com água e sabão.
  • Após a secagem da máscara passe com um ferro quente e a acondicione em um saco plástico.


COMPARTILHE INFORMAÇÕES

No hotsite da ANABB Juntos contra o coronavírus, tem um espaço Informações Úteis, destinado para o compartilhamento de conteúdo relevante sobre esse momento de pandemia. Se você recebeu alguma informação relevante, compartilhe conosco pelo whatsapp (61) 98207 3534. Vamos checar a veracidade e publicar no hotsite.
 

Fonte: Agência ANABB