Trabalhadores informais, autônomos e desempregados podem fazer o requerimento do benefício pelo site da Caixa ou baixar o app nas lojas de aplicativos
Trabalhadores informais, autônomos e desempregados já podem solicitar o auxílio emergencial de R$ 600,00 – ou de R$ 1.200,00, no caso de mulheres que sustentam a família sozinhas. O benefício, que busca diminuir o impacto negativo na renda dessas famílias, causado pela pandemia do novo coronavírus, está disponível no site da Caixa Econômica Federal e nas lojas de aplicativos. Acesse pelos links abaixo:
Requerimento do benefício pelo site da Caixa
App Store (aplicativo para IOS)
Play Store (aplicativo para Android)
Veja o passo a passo e quem tem direito ao auxílio emergencial
A solicitação do benefício deve ser feita pelos trabalhadores que não estão incluídos no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal. A estimativa é de que entre 15 milhões a 20 milhões de trabalhadores informais, autônomos e desempregados façam o requerimento pelo site ou aplicativo. Após a solicitação, a Caixa terá cinco (5) dias úteis para analisar o cadastro e, somente depois, liberar (ou negar) o pagamento do benefício.
Aquelas pessoas que não sabem se estão no CadÚnico podem conferir a situação ao digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) no aplicativo de solicitação do auxílio emergencial. Quem contribui para a Previdência como autônomo ou como microempreendedor individual (MEI) está automaticamente apto a receber o benefício emergencial. Os pagamentos para este grupo já estão sendo realizados.
Também não precisará fazer a solicitação pelo site ou aplicativo quem já for beneficiário do Programa Bolsa Família. Estes serão pagos a partir do dia 16, de acordo com o que for mais vantajoso: receber o Bolsa Família ou o auxílio emergencial.