× Modal
< Voltar


Coronavírus

Hemocentros fazem campanhas para doação de sangue

Redução dos estoques nos bancos de sangue foi provocada pelo necessário isolamento social que busca evitar a disseminação do covid-19


Em 03.04.2020 às 18:18 Compartilhe:

O Brasil enfrenta uma séria redução nos estoques de sangue mantidos pelos hemocentros públicos. Consequência da pandemia do novo coronavírus e da decorrente implementação de medidas de isolamento social, necessárias para reduzir a disseminação do covid-19.

O Ministério da Saúde estima que os estoques tenham reduzido entre 30% e 40% durante o mês de março. No entanto, há estados em que a redução superou os 50% para determinados tipos sanguíneos. A situação tem feito com que os hemocentros realizem campanhas de incentivo para que as pessoas voltem a doar sangue. 

Para evitar aglomerações, os hemocentros permitem o agendamento da doação. Há unidades que também disponibilizam o deslocamento de equipes móveis até condomínios para a doação – caso do HemoRio (RJ), por exemplo. Além disso, outras medidas preventivas estão sendo adotadas, como o oferecimento de álcool em gel e o afastamento das cadeiras, de modo a manter espaço adequado entre as pessoas.

Com a pandemia do novo coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde atualizaram os critérios da triagem clínica realizada no momento da doação. Antes, já eram realizados testes para verificação de dengue, chikungunya e zika. Agora, são realizados testes também para a própria covid-19, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers).

QUEM PODE DOAR
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não usar medicamentos, apresentar bom estado de saúde e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior. Não é recomendável estar em jejum, mas também deve ser evitada a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e de bebidas alcoólicas 12 horas antes, assim como evitar fumar duas horas antes.

Veja a lista de hemocentros estaduais e saiba mais sobre a doação de sangue.

Pratique a solidariedade! Você pode salvar vidas.

Fonte: Agência ANABB