× Modal
< Voltar


Imposto de Renda

Pagamentos ao OdontoANABB são dedutíveis do IR

O comprovante de despesas pode ser obtido no Espaço do Associado ou solicitado por e-mail


Em 30.03.2020 às 12:19 Compartilhe:

A ANABB lembra aos associados que o contribuinte pode deduzir, do Imposto de Renda (IR) a ser pago, as despesas médicas do titular e dos seus dependentes, inclusive com planos odontológicos. Essas despesas devem ser informadas no campo Pagamentos Efetuados, item 26 – Planos de Saúde no Brasil da Declaração de Ajuste Anual.

O associado encontrará o comprovante de pagamentos ao Plano Odontológico da ANABB no portal da Associação. Basta fazer login no Espaço do Associado e acessar, no menu, o item Declaração e Informes de Pagamento OdontoANABB.

Caso não tenha acesso ao Espaço do Associado, o contribuinte pode solicitar que o comprovante de despesas seja encaminhado por e-mail. Neste caso, é só enviar mensagem com a solicitação para odontoanabb@anabb.org.br.

Cabe destacar que, em se tratando do Plano Integral, o demonstrativo de pagamentos só estará disponível e informará os respectivos valores se houver dependentes incluídos. Isso porque o plano odontológico nesta modalidade é um benefício gratuito que a ANABB oferece aos seus associados, sem custos adicionais à mensalidade. Já nos planos Master e Privilege, o demonstrativo informa valores de pagamento do titular e seus dependentes.

Outro aspecto importante a ser enfatizado é que as mensalidades da ANABB não são dedutíveis do IR e, portanto, não devem ser confundidas com despesas relacionadas ao plano odontológico. Uma Declaração de Ajuste Anual que não leve em consideração esta distinção estará incorreta e poderá fazer com que o contribuinte caia na malha fina da Receita Federal.

 

RECEBIMENTO DE SEGURO

A ANABB também lembra aos associados que o capital segurado pago por morte do titular e recebido pelos herdeiros e/ou beneficiários está isento da incidência de Imposto de Renda. Neste caso, o crédito deve ser informado no campo Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, item nº 3 – Capital de apólices de seguro da Declaração de Ajuste Anual.

Não é dedutível do IR o valor do prêmio que o segurado paga mensalmente em vida para ter o seguro. O associado pode obter outras informações sobre seguros e solicitar o comprovante dos pagamentos realizados no e-mail seguros@anabb.org.br.

 

Fonte: Agência ANABB