× Modal
< Voltar


Cassi

Resposta da Comissão Eleitoral da Cassi - Adiamento do processo de votação

A votação termina nesta sexta-feira, 27/3


Em 26.03.2020 às 17:40 Compartilhe:

RESPOSTA DA COMISSÃO ELEITORAL DA CASSI sobre o pedido de prorrogação do tempo para votação, formulado pelas Chapas 2 e 77 - Em Defesa da Cassi Solidária 

Senhora Representante de Chapa,
 
1.   No intuito de atender aos desafios colocados em sua missiva: “protegermos a saúde de todos, concluirmos o processo eleitoral da forma mais rápida possível e nos unirmos para fazer da CASSI um instrumento cada vez mais eficaz na prevenção e na promoção da saúde dos funcionários do Banco do Brasil, seus dependentes e familiares”, a comissão eleitoral decidiu por seguir o cronograma do processo eleitoral em curso na forma definida no regulamento.
 
2.   De fato a crise do COVID-19 no País e no mundo, demanda isolamento social para evitarmos o contágio rápido de um número excessivo de pessoas o que pode não ser absorvido pelo nosso sistema de saúde.
 
3.  Em razão disso, o momento atual tem afastado os associados de seus postos de trabalho e todos os brasileiros estão em suas casas. Mas entendemos que isso não prejudica o processo eleitoral seja porque os votos podem ser registrados de qualquer local, seja porque a campanha eleitoral foi iniciada em 14.02.2020, antes das medidas relacionadas à pandemia, e está mantida por meios digitais até a próxima sexta-feira (27.03.2020).
 
4.  Ademais, de acordo com o estatuto da CASSI (artigos 75, 76 e 80 e seguintes), o voto é facultativo; não há quórum mínimo para se validar a eleição declarando-se vencedoras as chapas que obtiverem a maioria dos votos, não computados os brancos e os nulos.
 
5.  Há que se ressaltar que mais de 55 mil associados já exerceram seu direito de voto e continuam, dia a dia, votando e aumentando esse quórum, a par do isolamento social imposto, pois os votos dos associados são realizados de várias formas, conforme art. 13 do Edital de Convocação Eleições 2020:
 
I.          SisBB – Sistema de Informações do Banco do Brasil: Associados na ativa no Banco do Brasil, com utilização de senha pessoal de acesso;
II.         TAA – Terminal de Auto-Atendimento do BB: todos os associados, com utilização do cartão de movimentação de conta corrente e senha alfanumérica ou biometria;
III.        WEB/Internet: todos os associados, com login de acesso aos Serviços Online CASSI; e
IV.       Mobile – APP CASSI: todos os associados, com login de acesso aos Serviços Online CASSI
 
6.  Logo, verificamos que os associados estão exercendo regularmente o seu direto de voto, e a CASSI fez e vem fazendo toda a publicidade e comunicação acerca dos meios digitais de comunicação com apoio do patrocinador que mantém o aviso ativo no SISBB (que é acessado pelos funcionários até mesmo de suas residências).
 
7.  Na área logada da CASSI, em hotsite específico do presente processo eleitoral, na web, intranet do Banco do Brasil e no aplicativo CASSI foram feitas todas as postagens e informações acerca da eleição desde 10/01/2020 e inclusive há comunicação constante reforçando os canais de votação, como por exemplo:https://servicosonline.cassi.com.br/GASC/v2/
  
8.  Por fim, importante registrar que o momento assola a todos, sendo que todas as Chapas estão em igualdade de condições, especialmente no que se refere às dificuldades de realização de campanha in loco e ampliação do número de votantes.
 
9.  Por tais razões e considerando a importância das eleições para a CASSI, mesmo num momento de dificuldade no País e no mundo, o processo de votação para as Eleições CASSI 2020 já iniciado será mantido, sendo o dia 27.03.2020 o encerramento das votações.
 
Comissão Eleitoral CASSI 2020
comissaoeleitoral2020@cassi.com.br

Fonte: Agência ANABB