× Modal
X

Associados x Beneficiários 

Proposta da Cassi

O artigo 7º do novo Estatuto diz:

“Podem ser associados da CASSI os empregados e exempregados do Banco do Brasil S.A. inscritos como beneficiário titular em planos de assistência à saúde administrados pela CASSI e contratados pelo Banco do Brasil S.A.”
 

O artigo 13, também do novo Estatuto proposto, complementa o texto acima dizendo que:

“Podem ser beneficiários titulares do Plano de Associados, com patrocínio e mediante anuência e solicitação do Banco do Brasil S.A., nos termos de contrato ou convênio firmado com a Cassi e do Regulamento do Plano de Associados:

I. Os empregados do Banco do Brasil S.A.
II. Os aposentados, assim considerados os ex-empregados do Banco do Brasil S.A., contratados anteriormente ao início de vigência deste Estatuto, que passarem a receber benefício de complemento de aposentadoria e/ou renda mensal de aposentadoria, inclusive antecipada, pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – Previ, a partir do dia imediatamente posterior ao desligamento.
III. os membros do Conselho Diretor do Banco do Brasil S.A. não pertencentes a seu quadro funcional, enquanto no desempenho de suas funções."

Análise da ANABB

A proposta de novo Estatuto traz a expressão “beneficiários” daCassi, com a justificativa do BB de que se trata de “atualização técnica e aprimoramento gramatical”. A manutenção, em toda a proposta, do termo “associados” seria a mais adequada.

A Cassi como entidade civil sem fins lucrativos possui associados. Veja o que diz o dicionário sobre a diferença entre associado e beneficiário:

  • ASSOCIADO: sócio; filiado; integrante de uma associação ou sociedade; ligado por interesses comuns a uma ou mais pessoas.
  • BENEFICIÁRIO: que recebe ou usufrui algum benefício ou vantagem; favorecido; o que goza de uma vantagem, favor ou direito facultado por alguém.

No organograma da estrutura societária da Cassi, encontramos como órgão máximo o corpo social. No papel de associado, você também é dono da Cassi. A nomenclatura beneficiários pode ser utilizada em planos de mercado, não para a Cassi.