× Modal
X

Há três décadas, a ANABB está presente na vida de funcionários da ativa e dos aposentados do Banco do Brasil. Ao longo desses anos de história, muitos acontecimentos marcaram a trajetória da entidade. A ANABB relembra os principais fatos desde o dia 20 de fevereiro de 1986, data em que foi criada.

2016

Aniversário de 30 anos
Em fevereiro de 2016, a ANABB completou 30 anos de existência. Para comemorar a data, o tema do ano foi ANABB 30 Anos – Uma história de ouro. A ideia foi unir a comemoração do aniversário da Associação com os Jogos Olímpicos que, nesse ano, foram realizados no Brasil. Daí surgiu uma bela homenagem aos associados, os verdadeiros donos desse patrimônio. Também foi publicado um livro ilustrativo dos 30 anos da ANABB, que foi disponibilizado também na versão digital. 

Cassi em Debate
Depois de um longo período de debates e negociações entre as entidades representativas dos funcionários do BB, diretoria da Cassi e do BB para definir uma solução financeira para o déficit crescente da Caixa de Assistência. Enfim, foi desenvolvida uma proposta para a sustentabilidade da Cassi que foi aprovada pelo Corpo Social no mês de novembro. Com isso, a Caixa garantiu a injeção de R$ 40 milhões mensais para o Plano de Associados até dezembro de 2019.

Ação para correção do FGTS
A ANABB ingressou com uma nova ação coletiva para corrigir de forma justa os índices econômicos sobre as contas vinculadas ao FGTS, desde janeiro de 1999. Com a adesão de mais de 32 mil filiados, a ação foi distribuída nas Justiças Federais das 26 capitais e no Distrito Federal, com a relação dos associados domiciliados nas unidades da federação e que enviaram a autorização de representatividade à ANABB. 

Eleições Cassi e Previ
A ANABB participou novamente de mais um processo eleitoral da Caixa de Assistência e da Caixa de Previdência de forma isenta para que essas eleições fossem democráticas e transparentes. A Cassi realizou mais uma votação para a eleição de dois conselheiros deliberativos e suplentes, dois conselheiros fiscais e suplentes e um diretor de Planos de Saúde. Por sua vez, a Previ, elegeu conselheiros deliberativos, fiscais e consultivos e o diretor de Seguridade. 

Em defesa da Previ
A ANABB se engajou totalmente, junto com outras entidades, na mobilização por alterações ao Projeto de Lei Complementar nº 268/2016, que trata da governança dos fundos de pensão patrocinados por empresas estatais. O projeto teve, no meio do ano, sua tramitação acelerada e entrou para ser votado com urgência, mas foi retirado de pauta. Daí em diante a ANABB entrou na batalha, com articulações, negociações e diálogos. Assim, o PLP ainda foi retirado de pauta algumas vezes e não foi votado até o final do ano. 

Filme do Betinho premiado
O filme Betinho, a Esperança Equilibrista ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2016, na categoria longa-metragem documentário, pela votação popular. O filme, que conta a trajetória de Herbert de Souza com sua luta pela igualdade, faz uma homenagem aos voluntários do BB por sua participação na Ação da Cidadania, idealizada por Betinho. O documentário teve a ANABB como umas das patrocinadoras e recebeu apoio do Instituto VIVA CIDADANIA. 

Diretoria da ANABB visita presidente do BB
A Diretoria Executiva da ANABB reuniu-se com o presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli, no último mês do ano, na Sede do BB em Brasília. Na pauta, a entrega da carta de intenções com temas como participação da ANABB em eventos do BB, como a posse de novos colegas, e participação da Associação nas discussões sobre a reorganização administrativa do Banco e o Plano Extraordinária de Aposentadoria Incentivada (PEAI).