× Modal
X

Há três décadas, a ANABB está presente na vida de funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil. Ao longo desses anos de história, muitos acontecimentos marcaram a trajetória da entidade. A ANABB relembra os principais fatos desde o dia 20 de fevereiro de 1986, data em que foi criada.

1986

Surge a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil

Em 20 de fevereiro, foi fundada a associação de funcionários que anos depois se tornaria a maior da América Latina. Estimulado pelo clima de insatisfação diante da Reforma Bancária, um grupo de funcionários em Brasília concretizou a fundação da ANABB, no intuito de atender os anseios de cada um dos colegas em todo o país.

A Reforma Bancária teve início com o Golpe Militar de 1964. Após a tentativa de dividir o Banco do Brasil em vários bancos, o governo acabou por transformar a Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc) em Banco Central do Brasil (Bacen), retirando-a da esfera do BB. O Bacen passou a ser influenciado pelas entidades federativas dos banqueiros. Tornaram-se virulentos os ataques de certa parte da imprensa ao Banco do Brasil, a partir do fim da década de 1970 e do início dos anos 1980. Em seguida, parte da burocracia oficial fixou, junto à imprensa, agressivo discurso, imputando ao BB e à Conta-Movimento a principal causa da inflação.