× Modal
X

Há três décadas, a ANABB está presente na vida de funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil. Ao longo desses anos de história, muitos acontecimentos marcaram a trajetória da entidade. A ANABB relembra os principais fatos desde o dia 20 de fevereiro de 1986, data em que foi criada.

1995

Denúncia contra o Plano de Demissão Voluntária

A ANABB mobilizou-se contra o Plano de Demissão Voluntária (PDV). O BB implantou o programa sem adequado planejamento e demitiu mais de 13 mil colegas. A ANABB fez denúncia à Procuradoria-Geral do Trabalho contra o BB. O Banco viu-se forçado a firmar compromisso de acabar com a figura discriminatória dos “elegíveis” e a não efetuar demissões compulsórias.

Ação da ANABB impede recolhimento de IR sobre benefícios

Por iniciativa da ANABB, a Justiça determinou que o BB não mais recolhesse à Receita Federal o Imposto de Renda (IR) sobre venda de férias, abonos-assiduidade, folgas e licenças-prêmio. Em 1999, os associados puderam reaver o dinheiro depositado em juízo. No total, foram disponibilizados a 83 mil associados mais de R$ 240 milhões, sem considerar os ganhos futuros.

Criação do I Prêmio Cidadania

A ANABB realizou a primeira edição do Prêmio Cidadania, que valorizou trabalhos desenvolvidos pelos comitês nas áreas de educação, geração de emprego e combate à fome e à miséria. A segunda edição aconteceu em 1998; a terceira, em 2002; e a quarta, em 2005. Em 2011, aconteceu a quinta edição do prêmio.

Lançamento da Revista Momento

A ANABB lançou a Revista Momento. Nos anos de 1996 e 1998, a publicação ganhou o prêmio de comunicação institucional da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial(Aberje).

Criação do CIN

O Clube de Investimento dos Funcionários do Banco do Brasil (CIN), apoiado por todas as entidades que integraram o Fórum Repensando o BB, tinha o objetivo de abrir ao funcionalismo a oportunidade de participar do capital do Banco e de sua administração.