× Modal
X

Há três décadas, a ANABB está presente na vida de funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil. Ao longo desses anos de história, muitos acontecimentos marcaram a trajetória da entidade. A ANABB relembra os principais fatos desde o dia 20 de fevereiro de 1986, data em que foi criada.

2014

Orientação Jurídica

O novo serviço da ANABB foi criado em janeiro de 2014 com o objetivo de oferecer atendimento jurídico gratuito sobre questões do Direito, com atendimento por telefone ou e-mail feito por advogados habilitados. O associado recebe orientação na hora de tomar decisões sobre divórcio, previdência, direito do consumidor e responsabilidade civil, direito do trabalho e questões relacionadas à Cassi e à Previ. Mais de 3 mil associados foram atendidos pelo serviço em 2014.

Ouvidoria

A ANABB facilitou o encaminhamento de manifestações dos associados com o serviço de Ouvidoria, disponível desde março de 2014. Caso considere que, pelos canais normais, não teve suas manifestações atendidas, o associado pode, por exemplo, procurar a Ouvidoria para reclamar, denunciar, elogiar e fazer sugestões. Esse canal acolhe suas manifestações e busca as soluções adequadas a cada caso.

Criação da página da ANABB no Facebook

Além da página institucional na Web e no Twitter, a Associação criou sua fanpage no Facebook para se relacionar ainda melhor com os associados e com o público em geral. Até o fim de 2014, a fanpage da ANABB havia alcançado mais de 20 mil curtidas.

Eleições Cassi e Previ

A ANABB participou novamente das eleições da Cassi e da Previ. Desta vez, realizou entrevistas com os quatro candidatos que concorriam ao cargo de diretor da Cassi e com os oito candidatos às vagas na Diretoria da Previ. O conteúdo foi publicado no jornal Ação de forma igualitária. A ANABB manteve-se isenta nesses processos eleitorais.

Campanha Imposto Justo

A ANABB apoiou a campanha Imposto Justo, de iniciativa popular com o apoio do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco). A iniciativa buscou recolher assinaturas para um abaixo-assinado com o objetivo de corrigir a defasagem do Imposto de Renda ao longo dos anos.

Torcida ANABB na Copa

A participação da Associação na Copa do Mundo de Futebol realizada no Brasil foi feita com a campanha Torcida ANABB na Copa, que promoveu uma goleada de prêmios. Com a iniciativa, mais de 5 mil associados participaram com palpites sobre os jogos e atualizaram seus dados cadastrais junto à ANABB.

Repensando Estrategicamente o Banco do Brasil 

O Banco do Brasil, sua missão e seus funcionários foram o tema do Seminários ANABB de 2014. O evento desse ano foi bastante prestigiado e possibilitou o debate sobre a participação do BB no desenvolvimento brasileiro, no Sistema Financeiro Nacional e no crescimento econômico, e a participação do funcionalismo no futuro da instituição. O seminário obteve grande repercussão na mídia nacional.

Entrevista com os economistas dos candidatos à Presidência da República

A ANABB realizou entrevistas com os economistas Armínio Fraga, do presidenciável Aécio Neves (PSDB), e Alessandro Teixeira, de Dilma Rousseff (PT). Os entrevistados esclareceram as propostas e os compromissos dos candidatos sobre o impacto de seus programas de governo nas instituições bancárias públicas, em especial o Banco do Brasil. As entrevistas tiveram bastante repercussão na mídia.

ANABB divulgou posicionamento sobre o futuro do BB durante o período eleitoral

A Associação divulgou posicionamento sobre o futuro dos bancos públicos, em especial do Banco do Brasil, com o título “Carta aos candidatos à Presidência da República e ao povo brasileiro”. O texto foi publicado nos principais jornais do país. Entre os pontos abordados, estava a manifestação contrária da ANABB a qualquer tipo de privatização do BB e à transferência de seu capital para estrangeiros.

ANABB se articula em torno do Bônus de Remuneração Variável

A Associação divulgou posicionamento sobre o pagamento de Bônus de Remuneração Variável, aprovado pelo Conselho Deliberativo da Previ, a seus diretores. No documento, a ANABB considerou inaceitável o pagamento integral do bônus no período em que o BET foi cortado devido aos resultados da Caixa de Previdência. A Associação também solicitou à Previ os documentos que embasaram o pagamento do bônus e reuniu-se com outras entidades representativas do funcionalismo BB para o levantamento de propostas.

Vídeos institucionais são disponibilizados no site da ANABB

A Associação disponibilizou no site institucional os vídeos de alguns dos principais eventos realizados, como o debate e as entrevistas com os diretores candidatos nas Eleições Cassi e Previ 2012, a íntegra dos Seminários ANABB sobre a Previ e a Cassi, bem como do último seminário Repensando Estrategicamente o Banco do Brasil e do ato político realizado após o evento de 2014.

ANABB lançou ação judicial sobre a correção da poupança referente ao Plano Verão

A Associação, em busca incansável pelos direitos legítimos dos associados, ingressou, em outubro de 2014, com nova ação judicial que possibilita aos associados requererem as perdas provenientes da correção dos saldos das cadernetas de poupança do Plano Verão, de 1989, que foram inferiores ao devido.

Primeiro aniversário do Instituto Viva Cidadania

O Instituto VIVA CIDADANIA completou um ano de fundação já mostrando a importância dos resultados que vem alcançando, com aumento das arrecadações e ampliação dos benefícios para as comunidades carentes. Em 2014, também foi lançado o livro Ação da Cidadania 20 Anos, que teve a ANABB como um dos patrocinadores.

Pesquisa sobre o perfil dos funcionários do BB

A ANABB realizou a pesquisa “Quem são os funcionários do Banco do Brasil?” para conhecer o perfil dos funcionários da ativa do BB de todo o país. A partir dos dados colhidos, foi possível entender melhor as características pessoais, profissionais e associativas do funcionalismo. Além disso, a pesquisa visava permitir que a Associação aprimore suas ações em benefício dos funcionários BB. O estudo contou com o trabalho de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mais parentes puderam aderir ao OdontoANABB com mensalidade reduzida

Os associados passaram a estender os benefícios do plano odontológico para mais parentes em 2014, com o pagamento de mensalidade reduzida. Qualquer pessoa que tivesse vínculo de parentesco até terceiro grau consanguíneo e até segundo grau por afinidade pôde aderir ao plano, pagando a mensalidade, à época, de R$ 11,40. Antes, apenas cônjuge ou companheiro(a) e filhos com até 21 anos (ou 24, se universitário) podiam aderir na condição de dependentes.