× Modal
X

A ANABB promove o evento Seminários ANABB com o objetivo de discutir temas de interesse do funcionalismo do BB. São eventos de grande porte e que conseguem boa visibilidade na mídia nacional. Tendo a participação de especialistas renomados e gestores do Banco do Brasil e de entidades ligadas ao funcionalismo do Banco, os seminários contam também com boa representatividade dos próprios funcionários do BB, da ativa e aposentados.

Confira a seguir os seminários realizados pela ANABB.

 

A Relação dos Funcionários BB com o Banco do Brasil

A ANABB realizou, entre os dias 22 e 24 de maio, o Seminário de 2015, com o tema A Relação dos Funcionários BB com o Banco do Brasil, no auditório Parlamundi da Legião da Boa Vontade (LBV), em Brasília (DF). O objetivo do evento foi discutir a realidade da condição de trabalho dos funcionários do BB, bem como as formas de organização dos bancários para dar suporte à carreira profissional e o seu relacionamento com o Banco.

ABERTURA DO SEMINÁRIO
A mesa de abertura do seminário foi composta por Antonio Sergio Riede, presidente da ANABB; João Botelho, presidente do Conselho Deliberativo; Vera Lúcia de Melo, presidente do Conselho Fiscal; Eduardo Araújo, Presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, representando a ContrafCUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro); e Célia Larichia, presidente da AAFBB (Associação dos Aposentados e Funcionários do Banco do Brasil)

1º PAINEL: AS RELAÇÕES DE TRABALHO NO MUNDO E NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Palestrantes: Jorge Saba Arbache Filho, professor doutor da UNB e Ademir Figueiredo, assessor da Diretoria do Dieese.

Mediador: João Botelho, presidente do Conselho Deliberativo da ANABB


2º PAINEL: ASSOCIATIVISMO E AS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES

Palestrantes: Adalberto Moreira Cardoso, Professor Doutor de Sociologia UERJ; Jacy Afonso de Melo, Secretário de Organização e Política Sindical da Central Única dos Trabalhadores – CUT; Lourenço Ferreira do Prado, presidente da CONTEC – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito

Mediador: Douglas Scortegagna, Vice-presidente de Comunicação da ANABB


3º PAINEL: GOVERNO FEDERAL E AS EMPRESAS ESTATAIS

Palestrantes: João Manoel da Cruz Simões, coordenador de Política Salarial e Benefícios do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST); Carlos Lessa, professor e doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e UNICAMP; Juliana Publio Donato de Oliveira, representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil (Caref) 

Mediador: Sergio Riede, presidente da ANABB


REUNIÃO GERAL: APRESENTAÇÃO E DEBATE DOS RELATÓRIOS DOS GRUPOS 
Apresentação das propostas aprovadas pelos macrogrupos, que foram resultados das reuniões e debates feitos pelos 16 microgrupos.
Coordenador da mesa: Sergio Riede, presidente da ANABB; 
Secretário da mesa: Samuel Pantoja;
Relatores dos grupos: Maria Goretti Barone, Carlos kravicz e Fernando Amaral.


PALESTRA COM O PRESIDENTE DA PREVI 
O presidente da Previ, Gueitiro Matsuo Genso, compareceu, na noite desta sexta-feira (22), às 19h, ao primeiro dia do Seminários ANABB: A Relação dos Funcionários do BB com o Banco do Brasil. Genso apresentou os número da Previ e falou sobre os investimentos previsto. Também respondeu as diversas perguntas dos participantes, dentre elas, sobre o Benefício Especial Temporário (BET), teto dos estatutários e tirou dúvidas sobre a gestão da entidade. 

VEJA OS VÍDEOS DO SEMINÁRIO 

Repensando Estrategicamente o Banco do Brasil

Nos dias 4 e 5 de setembro de 2014, foi realizado em Brasília/DF, o terceiro evento da série Seminários ANABB. O tema deste ano foi “Repensando Estrategicamente o Banco do Brasil”. O seminário contou com a participação de representantes do governo e das entidades ligadas aos funcionários da ativa e aposentados do BB, docentes de universidades, gestores do Banco do Brasil e instituições ligadas ao tema proposto, além dos dirigentes da ANABB.

ABERTURA

Participantes: Sergio Riede, presidente da ANABB; João Botelho, presidente do Conselho Deliberativo da ANABB; Vera Lúcia de Melo, presidente do Conselho Fiscal da ANABB e Carlos Eduardo Leal Neri, diretor de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas do Banco do Brasil.


1º PAINEL: O MODELO DE DESENVOLVIMENTO BRASILEIRO EM DEBATE
Ementa:
 Visões sobre o desenvolvimento brasileiro. As opções brasileiras diante das crises nas principais economias mundiais. O desafio de crescimento econômico e a inclusão social. O crescimento econômico e as necessidades de superávit primário, metas de inflação e câmbio flutuante. O papel do BACEN e dos bancos públicos nas políticas de desenvolvimento.
Mediador: Sergio Riede, presidente da ANABB
Palestrantes: Alexandre Rands Barros, doutor em Economia; Marcio Pochmann, doutor em Ciências Econômicas e Mansueto Almeida, mestre em economia.


2º PAINEL: O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E O BANCO DO BRASIL NO CRESCIMENTO ECONÔMICO
Ementa: O desempenho do sistema financeiro a partir da crise de 2008. As novas exigências do Acordo de Basiléia 3. Os bancos e o crescimento econômico do país. Fundos públicos. O papel estratégico das instituições públicas no Sistema Financeiro Nacional, em especial para o micro e o pequeno empreendedor.
Mediador: Douglas Scortegagna, vice-presidente de Comunicação 
Palestrante: Luís Nassif, jornalista e especialista em economia
Debatedor: Roberto Luís Troster, doutor em Economia (em videoconferência) e Carlos Augusto Vidotto, doutor em Ciências Econômicas.
 

3º PAINEL: O BANCO DO BRASIL NA ÁREA INTERNACIONAL 
Ementa: O Banco do Brasil e o comércio exterior. O Banco do Brasil e o apoio à internacionalização das empresas brasileiras. A relação do Banco do Brasil com os brasileiros no exterior.
Mediador: Fernando Amaral, vice-presidente de Relações Institucionais
Palestrante: Péricles Carvalho da Mota, gerente executivo da Diretoria Estratégica e Organização do BB
Debatedores: Roberto Giannetti da Fonseca, economista e diretor de Relações Internacionais da FIESP e Sócrates Balga Mendes Júnior, ex-gerente  do BB em Tóquio, consultor e aposentado do BB.

 

4º PAINEL: O BANCO DO BRASIL NO FINANCIAMENTO AGRÍCOLA
Ementa: A relação histórica do Banco do Brasil com o setor agrícola. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a geração de renda e emprego no campo. O papel do Banco do Brasil no financiamento e qualificação do agronegócio.
Mediador: Tereza Godoy, vice-presidente de Relações Funcionais
Palestrante: José Carlos Vaz, ex-secretário executivo do Ministério da Agricultura
Debatedor: Celso Ricardo Ludwig, coordenador de Política Agrícola da Federação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf)

 

5º PAINEL: O BANCO DO BRASIL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Ementa:
 O financiamento do crescimento econômico a partir do conceito de desenvolvimento sustentável. Experiências internacionais e nacionais. Desafios do desenvolvimento sustentável no Brasil. A experiência do Banco do Brasil no financiamento do desenvolvimento regional sustentável.
Mediador: Reinaldo Fujimoto, vice-presidente Administrativo e Financeiro
Palestrante: Wagner Siqueira Pinto, gerente executivo da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil
Debatedores: Oded Grajew, presidente emérito do Instituto Ethos e Fabiano Toni, coordenador da Área de Desenvolvimento Sustentável do Universidade de Brasília (UnB)

 

6º PAINEL: A PARTICIPAÇÃO DO FUNCIONALISMO NA CONSTRUÇÃO DO FUTURO DO BANCO DO BRASIL
Ementa: O valor estratégico do funcionalismo para o Banco do Brasil. A participação do funcionalismo na definição das estratégias do Banco do Brasil. Os canais para transmissão do conhecimento do funcionalismo aos órgãos de gestão.
Mediador: João Botelho, presidente do Conselho Deliberativo da ANABB
Palestrante: Hugo Pena Brandão, gerente executivo da Universidade Corporativa do BB (UniBB)
Debatedor: Rafael Vieira de Matos, representante eleito dos funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil (Caref); Gilberto Antônio Vieira, diretor da Contec; Wagner de Souza Nascimento, diretor da Contraf-Cut e Sergio Riede, presidente da ANABB

VEJA OS VÍDEOS DO SEMINÁRIO 

Cassi Sustentabilidade e Qualidade na Saúde Suplementar

Durante os dias 3 e 4 de setembro de 2013, a ANABB realizou o evento Seminários ANABB - Cassi Sustentabilidade e Qualidade na Saúde Suplementar, em Brasília (DF). 

1º PAINEL: O MODELO ASSISTENCIAL DE SAÚDE NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO
Mediador: João Botelho, presidente do Conselho Deliberativo da ANABB
Debatedores: Érika Kokay, deputada federal, e Arlindo Almeida, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge).


2º PAINEL: A REGULAÇÃO DA ANS E AS OPERADORAS DO SISTEMA DE SAÚDE SUMPLEMENTAR 
Palestrante: Fabrícia Fernandes Duarte, chefe de Gabinete da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Mediador: Sergio Riede, presidente da ANABB.
Debatedores: Marcio Coriolano, presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), e Denise Elói, presidente da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas).


3º PAINEL:SAÚDE SUMPLEMENTAR E SAÚDE DO TRABALHADOR
Palestrante: Alberto Ogata, presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).
Mediador: Fernando Amaral, vice-presidente de Relações Institucionais da ANABB.
Debatedores: Gilberto Vieira, secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito (Contec), e Carlos Araújo Netto, diretor do Banco do Brasil.


4º PAINEL: CASSI E SUA SUSTENTABILIDADE
Mediador: Douglas Scortegagna, vice-presidente de Comunicação da ANABB
Palestrante: David Salviano, presidente da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi)
Debatedores: Carlos Eduardo Leal Neri, diretor do Banco do Brasil, e William Mendes, coordenador da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT).


5º PAINEL: CASSI, SEUS PLANOS E SUA REDE DE ATENDIMENTO
Palestrante: Mirian Fochi, diretora de Saúde e Relacionamento com Clientes da Cassi.
Mediadora: Vera Lúcia de Melo, presidente do Conselho Fiscal da ANABB.
Debatedores: Ricardo Maeda, cordenador do Conselho de Usuários da Cassi no Rio Grande do Sul, e Francisco Balestrin, presidente da Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP).


6º PAINEL: A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NOS SISTEMAS DE SAÚDE
Palestrante:
 Luiz Gonzaga, consultor técnico do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
Mediadora: Tereza Godoy, vice-presidente de Relações Funcionais da ANABB.
Debatedoras: Graça Machado, diretora de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi, e Eloá Cathi Lor, ex-conselheira da Geap - Fundação de Seguridade Social.
 

VEJA OS VÍDEOS DO SEMINÁRIO 

Previdência Complementar: Impasses e Soluções

Durante os dias 4 e 5 de setembro de 2012, a ANABB realizou o evento Seminários ANABB - Previdência Complementar: Impasses e Soluções, em Brasília (DF). Confira a íntegra de cada painel:

ABERTURA DO SEMINÁRIO 
A abertura do evento foi realizada pelo Presidente da ANABB, Sergio Riede e pelo Presidente do Conselho Deliberativo, João Botelho.

 

1º PAINEL – A PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR NO SISTEMA PREVIDENCIÁRIO 
Palestrante: Jaime Mariz de Faria Júnior - Secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência. 
Mediador: João Botelho - Presidente do Conselho Deliberativo da ANABB
Debatedores: Cláudia Muinhos Ricaldoni - Presidente da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão); Dílson Joaquim de Morais- Diretor Executivo da Abrapp Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar).


2º PAINEL  – PREVIC E OS DIREITOS DOS PARTICIPANTES
Palestrante: José Roberto Ferreira – Diretor de Análise Técnica da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar).
Mediador: Reinaldo Fujimoto – Vice-Presidente Administrativo e Financeiro
Debatedores: Antônio Bráulio – Diretor de Seguridade (eleito) da Funcef (Fundação dos Economiários Federais); Maurício França Rubem – Diretor de Seguridade da Petros (Fundação Petrobras de Seguridade Social)
 

3º PAINEL: RESOLUÇÃO CGPC 26 E O INSTITUTO DA RESERVAÇÃO DE VALORES
Palestrante:
 Ricardo Pena – Assessor da Secretaria Executiva do Ministério
Mediador: Douglas Scortegagna - Vice-presidente de Comunicação da ANABB.
Debatedores: Senador Paulo Bauer (PSDB/SC); Dr. Wagner Gusmão dos Reis Júnior – Escritório Fernando Fernandes Advogados.


4º Painel: A Regulamentação da Retirada de Patrocínio
Palestrante:
 Carlos Marne Dias Alves - Assessor da Secretaria de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social
Mediador: Fernando Amaral - Vice-Presidente de Relações Institucionais da ANABB.
Debatedores: Ruy Brito de Oliveiro Pedroza - Representante da Faabb (Federação das Associações de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil); Deisy Rego - Ex - Diretora (eleita) da Previ-Banerj (Caixa de Previdência dos Funcionários do Sistema Banerj).


5º Painel: Resolução CGPC 26 e o Benefício Especial Temporário na Previ
Palestrante:
 José Ricardo Sasseron - Representante da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT)
Mediador: Sergio Riede - Presidente da ANABB
Debatedores: Fernando Amaral, em substituição ao Deputado Federal Ricardo Berzoini (PT/SP); Gilberto Matos Santiago - Presidente do Conselho Administrativo da AAFBB (Associação dos Antigos Funcionários do Banco do Brasil)


6º Painel: Tetos de Contribuição e Benefícios para Dirigentes Estatutários do BB
Palestrante:
 Carlos Eduardo Leal Neri - Diretor de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas do Banco do Brasil
Mediador: Tereza Godoy - Vice-Presidente de Relações Funcionais da ANABB
Debatedores: Marcel Juviniano Barros - Diretor de Seguridade (eleito) da Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil); Gilberto Vieira - Diretor da Contec (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito)
 

VEJA OS VÍDEOS DO SEMINÁRIO 

Seminário ANABB: Minutas de Resolução CGPAR 

A ANABB realizou no dia 15 de setembro de 2017, em Brasília, o Seminário ANABB: Minutas de Resolução CGPAR. O evento contou com a participação de quase 200 pessoas e foi acompanhado por mais de 8 mil pessoas por meio do Facebook. Participaram do Seminário representantes de entidades representativas de trabalhadores de outras empresas estatais federais, com o objetivo de planejar, organizar e estruturar atuação no enfrentamento das minutas de resolução.


ABERTURA DO SEMINÁRIO 
A abertura do Seminário foi feita pelo presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto, pelo diretor de Treinamento e Desenvolvimento da União Nacional das Instituições e Autogestão em Saúde (Unidas), Leonardo Trench, juntamente com os deputados federais  Érika Kokay (PT/DF), funcionária da Caixa Econômica Federal e Augusto Carvalho (SD/DF) que também é conselheiro deliberativo da ANABB.
 

1º PAINEL: AUTOGESTÕES E RESOLUÇÕES CGPAR - IMPACTOS E RISCOS
Expositora:
Maria Rita Serrano - Representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal e coordenadora do Comitê de Defesa das Empresas Públicas.
Mediador: Fernando Amaral - Conselheiro deliberativo e integrante do GAT de Saúde da ANABB
Debatedores: Humberto Almeida, diretor de Planos de Saúde da Cassi; Heleno Rodrigues Correa, professor doutor e sanitarista da Universidade de Brasília (UnB) e Denise Eloi, presidente do Instituto Coalizão Saúde. 


2º PAINEL: RESOLUÇÕES CGPAR E RESOLUÇÕES ANS - ASPECTOS JURÍDICOS
Expositora:
Sidney Regozoni Júnior, da empresa Toro & Advogados Associados.
Mediador: Williams Francisco da Silva - presidente do Conselho Fiscal da ANABB. 
Debatedores: Ricardo Quintas Carneiro, da LBS Advogados e Luiz Fernando Moreira, consultor jurídico da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).


3º PAINEL: MODELOS DE CUSTEIO - VANTAGENS E RISCOS
Expositora: 
Hélio Augusto Mazza ​- diretor do grupo Salutis e atuário. 
Mediador: Graça Machado​ - vice-presidente Administrativa e Financeira da ANABB.
Debatedores: Fabiana Meneguela Matheus, diretora de Saúde e Previdência da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) e Orency Francisco da Silva, ex-diretor da Unidas e da Postal Saúde.


4º PAINEL: A DEFESA DOS DIREITOS DOS EMPREGADOS DAS EMPRESAS ESTATAIS FEDERAIS
Expositora: 
 William Mendes de Oliveira - diretor de Saúde e de Rede de Atendimento da Cassi
Mediador: Reinaldo Fujimoto - presidente da ANABB
Debatedores: Suzy Cristiny da Costa, diretora da Fentect; Fabíola Antezana, secretária de Energia da CNU; Dionísio Reis Siqueira, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa.

MANIFESTO DOS PARTICIPANTES DO SEMINÁRIO ANABB: MINUTAS DE RESOLUÇÃO CGPAR

Clique e leia o Manifesto 
 

VEJA OS VÍDEOS DO SEMINÁRIO