× Modal
X

O Conselho Deliberativo tem 21 integrantes e estabelece as diretrizes da ANABB, aprecia o planejamento e o orçamento, manifesta-se sobre os pareceres do Conselho Fiscal e estipula a mensalidade do associado. 

Cláudio José Zucco - Presidente

Graduado em Direito com especialização em tributário e corretor de imóveis. Aposentado do BB desde 2008, com diversos cargos em comissão. Na ANABB, desde 1992, onde exerceu diversos mandatos no Conselho Fiscal, sendo três na Presidência e, atualmente, no Conselheiro Deliberativo. Nas entidades correlatas à ANABB, exerceu a presidência do Conselho Fiscal na ANABBPrev e foi delegado na Coop-ANABB. Em toda a vida laboral sempre participou de cursos, palestras e congressos.

 

Adelmo Vianna Gomes
Aposentado do BB, conselheiro eleito do Conselho de Usuários da Cassi (SP), sendo seu coordenador, diretor reeleito da AFABB (SP), delegado do núcleo São Paulo da APABB, conselheiro do Conselho Deliberativo da AABB (SP) e conselheiro suplente do Instituto Viva Cidadania. Sempre lutou em defesa da Cassi, Previ e entidades associativas, ressaltando o importante papel das entidades para a garantia da perenidade das nossas conquistas.

 

Ana Lúcia Landin
Trabalhou no BB em Cuiabá, Araçatuba e na Diretoria de Logística em Brasília. Tem graduação com MBA em Gestão Empresarial. Foi gerente na Diretoria de Saúde da Cassi, onde também foi membro titular do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo. Foi vice-presidente de Relações Funcionais da ANABB e é membro do Conselho Deliberativo na atual gestão. É diretora Administrativa e Financeira da ANABBPrev. Certificada em Administração e Investimentos.

 

Anaya Martins de Carvalho
Pós-98. Administradora, cursando contabilidade e pós-graduada em Finanças. Tomou posse no Banco em 2005, na agência Gilberto Salomão, em Brasília. Passou pela Ditec, CSL, Gecex Brasília II e, atualmente, é assessora na Diris. Desde 2012 participa do Conselho Fiscal da ANABB.


 

 

 

Antilhon Saraiva dos Santos
Advogado, economista, contador, atuário e professor de contabilidade. Foi advogado do BB e se aposentou como chefe da AJURE/DF. Foi vice-presidente da OAB-DF, delegado da DRT/DF e conselheiro da CODHAB/DF. Foi o primeiro presidente da Coop-ANABB e defensor e idealizador das teses e ações patrocinadas pela ANABB. Na ANABB, desempenhou as funções de diretor estadual/DF e diretor executivo. Trabalhou no BB em Caicó (RN), Crato (CE) e Brasília. No Crato, dirigiu a AABB, Cooperativa de Consumo e Satélite.

 

Antonio José de Carvalho
Sergipano, trabalhou em Estância (SE), Maringá (PR), Rondonópolis (MT), Galvão (SC), São Domingos (SC), Medeiros Neto (BA), Jacupiranga (SP), Super Adjunto no Maranhão, Sureg Feira de Santana e Campina Grande. Foi conselheiro na Previ. Atuou com independência e isenção em defesa dos associados. Foi conselheiro de empresas. administrador, especialista em finanças e governança. Mora em Balneário Camboriú (SC).

 

 

Aparecida Gomes de Medeiros
Funcionária aposentada do BB, onde atuou como educadora por mais de 25 anos em diversos cursos. Teve cargos de gerente de atendimento, gerente de expediente, geral interina várias vezes, até adida. Foi gerente de seguridade na Superintendência Regional de Juiz de Fora. Graduada em Letras, pós-graduada em Educação Financeira. Delegada da Cooperforte, educadora financeira voluntária do Instituto Cooperforte, participando ativamente em muitos projetos sociais em vários estados.

 

Carlos Antonio Soares
Graduado em Administração pelo Icesp, com MBA em DRS pela UNB. Atualmente, vice-presidente de Esportes da AABBDF, antes Agência Parlamento e Superintendente no DF. Nascido em Blumenau (SC), está em Brasília desde 1991. Buscou uma candidatura voltada ao aperfeiçoamento das relações da ANABB com as demais entidades representativas do funcionalismo, visando ganhar musculatura e inteligência coletiva, indispensáveis na luta em defesa das causas do funcionalismo BB.

 

Claudio Pacheco de Morais
Funcionário aposentado do Banco do Brasil, onde ingressou em 1978 como menor. Casado, formado em Administração de Empresas com pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas na área de finanças. Exerceu diversos cargos gerenciais no Banco, último na Gerência do Seret Santo Ângelo. Há mais de 30 anos, atuando no Sistema AABB, tendo sido presidente de vários clubes, entre eles a AABB Santo Ângelo, onde atualmente, é vice-presidente. Membro do Rotary Internacional, presidente do Rotary Club de Santo Ângelo.

 

Denise Lopes Vianna
Formada em Direito, com pós-graduação em Controladoria, trabalhou na Diretoria de Logística e na Controladoria do BB. Foi assessora no Garef e conselheira Ffscal na Cooperforte. Foi Diretora da Cassi de 2008 a 2012. É conselheira deliberativa na ANABB.

 

 

 

Fernando Amaral Baptista Filho
A Associação tem obrigação de representar os interesses legítimos dos seus associados, bem como lutar para manter direitos conquistados. No BB, representou o País em negociações internacionais, foi gestor de várias dependências e conselheiro de administração representando os funcionários. Presidiu o Sindicato dos Bancários (RJ) e coordenou a Comissão de Empresa. Na Cassi trabalhou na Diretoria de Saúde. Na Previ foi Diretor de Seguridade. Na ANABB compôs a diretoria e o Conselho Deliberativo.

 

Francisco Alves e Silva
Tomou posse no BB em 1979 em Mantena (MG) e aposentou-se em Brasília em 2016. Atuou na Fundação Banco do Brasil como assessor na gestão de projetos sociais. De janeiro/2017 a dezembro/2018, atuou como chefe de gabinete na Secretaria de Estado dos Direitos Humanos. Desempenhou diversas funções nas entidades do funcionalismo: conselheiro fiscal da UnamiBB e Cassi; diretor estadual da ANABB (MG), delegado da Cooperforte por BH, diretor Sindicato de BH e região. Formado em Letras/UFMG.

 

Haroldo do Rosário Vieira
Engenheiro Civil, com pós-graduação em Finanças (FGV); Formação Geral para Altos Executivos (USP), MBA Banking (INEPAD) e especialização em Governança pela Dom Cabral. Trabalhou por mais de 31 anos no BB, onde exerceu cargos de administrador de agência e Superintendente. Conselheiro deliberativo e fiscal da Previ e em empresas. Presidiu a AABB Belém, o Cesabb PA e a FENABB Federação de AABB. Revitalizou a área de atendimento, produtos e serviços da ANABB, com atuação firme em defesa da Cassi, Previ e BB.

 

Isa Musa de Noronha
Mineira de Três Corações (MG), aposentada desde 1995, psicóloga, pós-graduada em Direito Previdenciário, poeta e romancista, milita nas associações que defendem o funcionalismo do Banco do Brasil, ativo e aposentado, nas questões envolvendo a Cassi e a Previ. Desde sua posse no Banco do Brasil, participou de inúmeras audiências públicas no Senado, na Câmara, no STJ e na OAB em defesa dos associados da Previ.
 

 

Luiz Oswaldo Sant’Iago Moreira de Souza
Foi presidente da AABB (Quixadá), instrutor do Desed, Garef, chefe do Desed, vice-presidente de Gestão de Pessoas e Responsabilidade Sócio-Ambiental do BB. Conselheiro fiscal da Previ e de administração da Belgo-Mineira, Ultra e COSERN. Secretário municipal em Quixadá (CE), Icapuí (CE), Senador Pompeu (CE) e Assessor em Curaçá (BA). Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e diretor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Foi presidente do Conselho Deliberativo da ANABB.

 

Maria das Graças Conceição Machado Costa
Engenheira com MBA - Governança Corporativa e Formação para Altos Executivos. Primeira gerente geral mulher na Paraíba, terceira superintendente adjunto do Brasil, lotada no Rio Grande do Norte e Super Regional no MA. Foi Conselheira Deliberativa e Diretora da Cassi. Foi vice-presidente da ANABB. Sempre lutou pela igualdade e defesa da mulher no BB de forma incansável aliada no apoio às causas dos colegas do Banco e em defesa da Cassi.

 

Mercia Maria Nascimento Pimentel
Graduada em Administração de Empresas e em Letras, tem MBAs em Gestão em Saúde e Marketing Executivo pela FGV. Foi assessora na Super (BA), conselheira consultiva da Previ – Plano de Benefícios 1 (eleita pelos funcionários), conselheira deliberativa da ANABB entre 2014 e 2016, delegada da Coop-ANABB.

 

 

 

Otaviano Amantea de Souza Campos
Quase 34 anos de BB, sempre foi combativo, empreendedor e formador interno. Foi caixa, Gerex, Gerad, gerente regional e estadual, superintendente nacional da Genac, diretor da Dirao. Se intitula guerreiro, com tipagem sanguínea BB + e não concorda com os descaminhos dos últimos anos. Previ e Cassi são lastros de vida e a ANABB deve assumir o protagonismo. Um leão lutará.

 

 

Pedro Paulo Portela Paim
Economista, aposentado de Salvador (BA). Foi conselheiro deliberativo da AABB-Salvador e da AFABB (BA). Delegado da Coop-ANABB, ex-conselheiro deliberativo da FAABB e da ANABBPREV, ex-presidente da AFABB (BA) e associado da UNAMIBB. Participante ativo dos debates sobre a Cassi e a Previ. A ANABB deve ter como principal objetivo defender seus associados e, ao mesmo tempo, praticar uma gestão eficiente e democrática.

 

Reinaldo Fujimoto
Ingressou no Banco como menor aprendiz em 1973. Trabalhou em agências, CESEC e direção geral. Atuou na área financeira (precificação, mesa de negócios e fluxo de caixa do BB). Gerenciou por 7 anos o fluxo de caixa do Banco. Graduado em Ciências Contábeis. Especialização em Gerência Financeira, Governança Corporativa e Compliance. Foi conselheiro fiscal e de administração em várias empresas com ações na bolsa e de capital fechado. Presidiu a Fenabb no período de 2003 a 2008.

 

Waldenor Cezario Mariot
Graduado em Direito, Administração, técnico em contabilidade; com pós-graduação em gestão estratégica e de finanças corporativas pela FGV (RJ). Tem MBA para altos executivos e governança corporativa pela USP. Possui 36 anos de BB. Foi gerente de agência, superintendente estadual adjunto (MT), superintendente estadual GO, PB e ES. Chefe da diretoria de agronegócio, diretor corporativo sistema industrial.
do Espírito Santo, presidente Bandes (ES) e vice-presidente do Conselho de Administação, conselheiro fiscal CPFL e Jereissati Telecom, conselheiro estadual de  recursos fiscais do ES; conselheiro do Sebrae.