× Modal
X

A Diretoria Executiva executa os projetos da Associação e é escolhida entre os conselheiros deliberativos eleitos pelo Corpo Social. 

Gestão 2016/2020:


REINALDO FUJIMOTO

Presidente
presi@anabb.org.br


Graduado em Ciências Contábeis. Possui especialização em Gerência Financeira e Governança Corporativa. Foi presidente da Fenabb de 2003/2008. Preside o Conselho Deliberativo da Federação. Ingressou no BB como menor aprendiz. Aposentou-se em 2008. Trabalhou em agências, Cesec e Direção Geral. Atuou como gerente de divisão responsável pela apuração do fluxo de caixa do Banco. Na ANABB foi vice-presidente Administrativo e Financeiro na gestão janeiro de 2012 a janeiro de 2016. Conselheiro de Administração da Bancorbrás. Atuou como conselheiro fiscal e de administração em outras entidades e empresas com ações na bolsa de valores.

 


GRAÇA MACHADO

Vice-presidente Administrativa e Financeira
vifin@anabb.org.br


Graça Machado, que foi eleita conselheira deliberativa da ANABB, é engenheira, com MBA em Governança Corporativa pela USP e MBA em Gestão Estratégica pela Fundação Dom Cabral. Ela foi presidente do Conselho Deliberativo e Diretora de Saúde da CASSI até 2014. Graça foi incansável na defesa da CASSI e na ampliação das coberturas e melhoria do atendimento. Esteve à frente de duas diretorias da ANABB, a Diretoria Administrativa e Financeira (2003 a 2006) e Diretoria de Relações Funcionais, Aposentadoria e Previdência (2006 a 2009). Em sua trajetória no Banco, foi uma das primeiras mulheres a ocupar cargos de chefia, tendo exercido vários cargos de gerência, e foi a terceira mulher a chegar ao cargo de superintendente regional. Graça lutou pela igualdade e participação das mulheres nas entidades do funcionalismo e nos cargos de destaque no Banco.

 


DOUGLAS SCORTEGAGNA

Vice-presidente de Comunicação
vicom@anabb.org.br


Natural de Cruz Alta – RS, tomou posse no BB em 1976 e aposentou-se após 34 anos de Banco. É economista formado pela UNICRUZ; possui MBA - Gestão de Negócios – Altos Executivos BB; cursou Pension Fund Money Managment na Wharton, Universidade da Pennsylvânia – EUA; Administração Estratégica para Executivos, pelo INSEAD, na Universidade de Fontainebleau – França; Governança Corporativa – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; Intensivo em Administração – USP/SP. Na ANABB, foi diretor Administrativo e Financeiro (1993-2001); diretor de Relações Funcionais, Aposentadoria e Previdência (2002-2005) e é vice-presidente de Comunicação, desde 2010. Também foi diretor de Saúde da Cassi (2006-2010); conselheiro fiscal da Cassi (1998-2000), conselheiro fiscal da Embratel e da Duratex, além de conselheiro de administração da RGE/RS, indicado pela PREVI. Presidiu a AABB Ibirubá e foi diretor da AABB Cruz Alta - RS. Coordenou as cinco edições do Prêmio Cidadania realizado pela ANABB de 1995 a 2010. É o atual presidente do Instituto VIVA CIDADANIA, pelo qual realizou e coordenou o 1º Prêmio CIDADANIA VIVA.

 


HAROLDO DO ROSÁRIO VIEIRA 

Vice-presidente de Relações Funcionais
viref@anabb.org.br


Engenheiro Civil com pós-graduação em Gestão Financeira e Controladoria (FGV), Formação Geral para Altos Executivos (USP), especialização em Governança Corporativa (FDC) e certificação pelo ICSS - Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social. Exerceu cargos de administração em agência e na Super Pará e presidiu a Fenabb - Federação Nacional de AABBs, de 2008 a 2014. Foi conselheiro deliberativo da Previ (2012-2016) e exerce  o cargo de presidente do Conselho Deliberativo da Fenabb (2014-2017). Atuou em Conselhos de Administração e Fiscal de empresas e entidades e concluiu, no final de 2015, o curso para Conselheiro de Administração pelo IBGC e o curso para o Exercício da Função de Conselheiro de Fundos de Pensão, pela Uniabrapp.  Cursa atualmente o MBA Banking, pelo INEPAD - Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração. Aposentou em 2014, depois de quase 32 anos no Banco do Brasil.

 


JOÃO BOTELHO

Vice presidente de Relações Institucionais 
virin@anabb.org.br


É advogado e professor universitário. Participante da criação da ANABB, foi vice-presidente na primeira Diretoria (1986-1989) e presidente na segunda gestão (1989-1992). No período, consolidou a ANABB em nível nacional, adquiriu a sede própria e ajuizou a primeira ação sobre FGTS. Foi funcionário do BB por 28 anos (1971-1999), 20 dos quais na área de Auditoria. Bacharel em Direito, com pós-graduação em Auditoria, foi também delegado da Cooperforte na seccional São Paulo/Interior e dirigente da BBCOP Ribeirão Preto. Após ficar fora da gestão da ANABB entre 1993 e 2011, voltou em 2012, tendo presidido o Conselho Deliberativo até 15 de dezembro de 2015. Atualmente é vice-presidente de Relações Institucionais (mandato 2016/2020).