× Modal
X

Há mais de três décadas, a ANABB está presente na vida de funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil. Ao longo desses anos de história, muitos acontecimentos marcaram a trajetória da entidade. A ANABB relembra os principais fatos desde o dia 20 de fevereiro de 1986, data em que foi criada.

2021


MUDANÇAS NA GESTÃO
No inicio de 2021, a Oitava Turma do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), por decisão unânime, não encontrou justificativas para anular as eleições da ANABB de 2019 e determinou a posse dos eleitos. Em cumprimento a decisão judicial os conselheiros Deliberativos e Fiscais eleitos no pleito de 2019 foram empossados em abril de 2021 uma nova Diretoria Executiva foi empossada para assumir a gestão da ANABB.


AÇÃO IR PREVI
A Diretoria Executiva da ANABB executou uma série de ações para dar celeridade à ação IR Previ e garantir que os associados recebam o montante aproximado de R$ 2 bilhões que está na Justiça. Para isso, iniciou a fase de liquidação provisória dos valores, de forma que os associados possam receber o que têm direito o mais rápido possível. A ação coletiva IR Previ foi proposta pela ANABB em 2010, ainda no mandato do presidente Valmir Camilo, que na época conseguiu uma liminar para bloquear 1/3 do Imposto de Renda retido na fonte para garantir o cumprimento da decisão proferida nos autos do processo 0014460-60.2010.4.01.3400. Cerca de 19 mil associados serão beneficiados com a Ação.


JORNADA ANABB
Em 2021, a ANABB teve a iniciativa inédita de lançar o projeto Jornada ANABB Concurso 2021. A iniciativa teve impacto positivo na vida de diversos concurseiros de todo o Brasil que almejavam a tão sonhada carreira no BB. Dezenas de alunos que participaram do projeto foram aprovados e são os novos colegas do BB. Ao todo, a ANABB promoveu 16 aulas, em 20 horas de conteúdo gratuito e ao vivo, que englobaram todas as disciplinas previstas no edital do concurso. A lives promovidas foram visualizadas 116 mil vezes no canal da ANABB no Youtube. As interações nas redes sociais da Associação cresceram 124% e o números de inscritos aumentou 176%.   


QUEDA DA RESOLUÇÃO CGPAR nº 23/2018
Após intensa articulação da ANABB em defesa dos funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil, o plenário do Senado Federal aprovou o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 342/2021. O projeto suspende em definitivo os efeitos da Resolução CGPAR nº 23/2018. A ANABB considera que a aprovação do PDL 342 é uma importante vitória para os associados, já que garante a manutenção da assistência à saúde aos empregados de empresas estatais e de economia mista sem alteração nas regras de custeio – item que havia sido modificado com a CGPAR 23.

CAMPANHA DE REFILIAÇÃO
Em setembro a ANABB, lançou a campanha de refiliação convidando os funcionários da ativa e aposentados que já integraram o quadro associativo da Associação para retomar á entidade e fortalecer os vínculos construídos ao longo desses 35 anos de história, confiança e parceria. Com a campanha a ANABB registrou 2.569 novas filiações.


LANÇAMENTO DO CLUBE DE VANTAGENS
A ANABB inova mais uma vez ao criar o Clube de Vantagens ANABB, uma ação que garante ainda mais economia e benefícios aos associados na hora das compras. Os associados passam a ter acesso a mais de 1.400 parceiros de diversos segmentos e a mais de 17.500 lojas físicas com descontos especiais. Somente em drogarias e farmácias, uma demanda econômica importante, serão mais de 4 mil lojas ao alcance de todo o corpo social.


AÇÃO PIS/PASEP
ANABB anunciou o ajuizamento de ação coletiva contra a União para recomposição monetária das contas individuais dos associados vinculadas ao Fundo de Participação do PIS/PASEP. Com a ação a ANABB busca reverter o impacto da inflação sobre as contas. Podem participar da ação os associados que ainda não resgataram suas cotas individuais junto ao Fundo PIS/PASEP ou que tenham sacado nos últimos cinco anos.


SUPERÁVIT EM 2021
A ANABB fechou o ano com um superávit de mais de R$ 12 milhões no balanço de 2021. Os números são superiores aos apresentados nos últimos três anos da Associação. Desde abril, a gestão deu início a um processo de resgate da instituição. Foi realizada uma série de ações para sanar déficits registrados na última década, como a revisão dos contratos dos prestadores de serviços e a redução das despesas administrativas e do passivo judicial, por meio de acordos na Justiça. Apenas em relação aos passivos judiciais, houve redução de 85%.


NATAL SOLIDÁRIO
Atentos para a situação da população brasileira e para ajudar a levar o mínimo de dignidade para as famílias em vulnerabilidade social, o Instituto Viva Cidadania (IVC), em parceria com a ANABB, criou o programa “Natal Solidário - IVC / ANABB”, e doou mais de Mais de 53 toneladas de alimentos doados para famílias carentes de todo o Brasil. A campanha contou com a participação dos diretores regionais da ANABB, que em suas cidades promoveram a entrega das cestas para instituições e organizações que contam com o voluntariado do BB.