× Modal
X

Há três décadas e meia, a ANABB está presente na vida de funcionários da ativa e dos aposentados do Banco do Brasil. Ao longo desses anos de história, muitos acontecimentos marcaram a trajetória da Entidade. A ANABB relembra os principais fatos desde o dia 20 de fevereiro de 1986, data em que foi criada.
 

 2019


CAMPANHA NÃO MEXE NO MEU BB
No dia 18 de junho de 2019, em solenidade no Congresso Nacional, a ANABB lançou a campanha #nãomexenomeuBB, um movimento de valorização do Banco do Brasil, para mostrar ao País a força do Banco e de seus funcionários, ativos e aposentados. Como parte das ações, foi publicado no jornal Folha de S.Paulo artigo do presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto, com o título “Não mexam no Banco do Brasil”, defendendo a preservação das empresas controladas pela União com sólida atuação em benefício da sociedade, como é o caso do Banco do Brasil. Durante o ano, a ANABB convocou a sociedade para fazer parte da campanha, o que resultou no apoio de quase 30 milhões de pessoas.


NOMEAÇÃO DE CONSELHEIRO DO BB
A ANABB encaminhou ofícios ao Tribunal de Contas da União (TCU), à Controladoria-Geral da União (CGU) e ao Banco Central (Bacen) solicitando a investigação sobre a existência de conflito de interesses na nomeação de integrantes para o Conselho de Administração do Banco do Brasil devido à atuação anterior em empresas concorrentes. A mesma solicitação foi feita antes à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que, na ocasião, não havia acatado o pedido. A ANABB defende a integridade do Banco do Brasil. Por isso, apontou a necessidade de observação rigorosa das boas práticas de compliance, posicionando-se contra a indicação do conselheiro.


SUSTENTABILIDADE DA CASSI
Durante o ano de 2019, a ANABB, em conjunto com as demais entidades representativas que compunham a Mesa de Negociação da Cassi, construiu nova proposta para sustentabilidade da Caixa de Assistência, levando em consideração questionamentos apresentados pelos associados em consultas realizadas pela própria Associação. Essa nova proposta, também aprovada em consulta ao corpo social, foi considerada uma conquista em virtude do protagonismo dos associados nas discussões e do risco eminente à gestão financeira da Cassi, cuja perenidade seria agravada ainda mais caso não ocorresse o incremento de novas receitas.


ORIENTAÇÃO JURÍDICA DA ANABB
A ANABB passou a oferecer aos associados o serviço de Orientação Jurídica com sua equipe própria de advogados no mês de abril, após o encerramento de contrato com escritório privado de advocacia. A medida potencializou o serviço e trouxe redução das despesas na ordem de R$ 500 mil por ano. Além disso, foi garantida a qualidade do atendimento disponibilizado ao corpo social, realizado por uma equipe formada por profissionais com expertise em diversos ramos do direito.


NOVA VICE-PRESIDENTE
A conselheira Irmar de Castro Fonseca foi eleita pelo Conselho Deliberativo da ANABB, em julho de 2019, para assumir o cargo de vice-presidente de Relações Institucionais. Ela substituiu na ocasião o vice-presidente João Botelho, após renúncia para tratar de sua saúde. Botelho voltava então a compor o Conselho.