× Modal
X

O Banco do Brasil anunciou no dia 11 de janeiro, uma série de medidas relacionadas à revisão e ao redimensionamento de sua estrutura organizacional. Entre elas estão:

  • o fechamento de 361 unidades, sendo 112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento;
  • aprovação de duas modalidades de desligamento incentivado voluntário aos funcionários: o Programa de Adequação de Quadros (PAQ), e o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos. Os desligamentos podem atingir 5.000 mil funcionários.

No comunicado ao mercado, o Banco do Brasil afirmou que a inovação dos processos e a transformação digital são os principais argumentos para implementação do novo plano de demissões e fechamento de agências.

Ainda conforme o regulamento dos programas de desligamentos e readequação dos quadros, a manifestação pelo desligamento compreende duas situações: funcionários em situação de excesso e funcionários que não estão em excesso.

Os desligamentos são de três formas: demissão a pedido somente para receber o complemento de aposentadoria da Previ, Economus, Fusesc ou PrevBep; demissão a pedido – aposentadoria INSS; desligamento consensual.
 

PROGRAMA DE ADEQUAÇÃO DE QUADROS (PAQ)

O Programa se destina à regularização de quadros de unidades/praças com excessos, limitado à quantidade necessária para regularização dos excessos em cada unidade/praça.

VEJA O REGULAMENTO DO PAQ
 

PROGRAMA DE DESLIGAMENTO EXTRAORDINÁRIO (PDE)

O Programa de Desligamento Extraordinário (PDE) é disponível a todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos.

VEJA O REGULAMENTO DO PDE