× Modal
X

Milhares de novos casos estão sendo registrados todos os dias no mundo. No entanto, os analistas acreditam que a real dimensão do surto pode ser 10 vezes maior do que os números oficiais indicam.

Estima-se que, no surto atual, cada pessoa infectada esteja repassando a doença para cerca de três outras pessoas, em média.

Em geral, todos os vírus que afetam o trato respiratório são transmitidos pela via aérea ou pelo contato das mãos com a boca ou com os olhos — quando a pessoa respira no mesmo ambiente ou toca em algo que uma pessoa infectada tocou, por exemplo.

A maioria dos casos do novo coronavírus tem transmissão entre pessoas com contato próximo, como familiares ou amigos ou com profissionais de saúde e prestadores de serviços, e aconteceu pelo ar ou por contato direto com secreções contaminadas da pessoa doente, como ilustrado abaixo:

ISOLAMENTO SOCIAL 

O Isolamento social é apontado por especialistas em saúde pública e pela Organização Mundial de Saúde como a mais eficaz medida para evitar a rápida disseminação da doença entre a população. 

Por isso, é importante que idosos e pessoas com doenças crônicas permaneçam em casa para evitar o contato com indivíduos infectados pelo novo coronavírus. As demais pessoas também devem fazer a sua parte, na medida do possível, mantendo-se em casa.

Veja abaixo um vídeo produzido pela Cassi de como o isolamento social pode contribuir para diminuir a propagação do vírus.