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POLÍTICA DE PRIVACIDADE DO PORTAL ANABB


DISPOSIÇÕES GERAIS


A Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil - ANABB tem como propósito atuar na defesa dos interesses de seus associados nos âmbitos administrativo, governamental, jurídico e social.
Considerando o comprometimento da ANABB em resguardar a sua privacidade e dos demais associados, esta Política foi desenvolvida com o objetivo de informar sobre o tratamento que será realizado com seus dados pessoais fornecidos quando entrar em contato conosco ou usar um de nossos serviços.
Esta Política baseia-se essencialmente no princípio da transparência e no respeito que a Associação mantém com seus associados e diversos públicos que utilizam o seu portal.
As práticas apresentadas e adotadas pela ANABB para a proteção dos dados pessoais se baseiam nas diretrizes dispostas na Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD).


DEFINIÇÕES IMPORTANTES


Antes de apresentarmos as práticas adotadas pela ANABB para a proteção dos dados pessoais é importante o alinhamento sobre alguns termos e definições para melhor compreensão deste documento.

TERMO

DEFINIÇÃO

Dado Pessoal

Informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável (art. 5º, I da LGPD).

Dado Pessoal Sensível

Dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural (art. 5º, II da LGPD).

Titular

Pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento (art. 5º, V da LGPD).

Controlador

Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais (art. 5º, VI da LGPD).

Operador

Pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador (art. 5º, VII da LGPD).

Encarregado

Pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) (art. 5º, VIII da LGPD).


POR QUE UTILIZAMOS SEUS DADOS PESSOAIS


A ANABB, em razão de suas atribuições, precisa coletar dados pessoais para identificação e atendimento a seus associados e dependentes, de forma estritamente necessária para a garantia do fornecimento de seus serviços.
Por isso, informamos que seus dados pessoais coletados serão utilizados para as seguintes finalidades:

NATUREZA DOS DADOS PESSOAIS TRATADOS

PRINCIPAIS FINALIDADES DE USO DOS DADOS PESSOAIS

BASE LEGAL

Dados Pessoais  (identificação)  fornecidos pelos associados e público em geral na utilização dos serviços fornecidos pela ANABB.

Identificar os usuários dos serviços prestados pela ANABB antes, durante ou após uma relação contratual, bem como para comunicar-se com o titular.
Cumprir as finalidades essenciais da ANABB em conformidade com o Estatuto Social e demais normativos internos da Associação.

 Para a execução de contrato ou de procedimentos preliminares relacionados a contrato do qual seja parte o titular.

Personalização de experiência por meio de dados de navegação do comportamento de navegação. Podem ser coletados com o seu consentimento para que sua experiência neste site seja personalizada de acordo com suas preferências.

Para atender aos interesses legítimos do controlador ou de terceiro.


COMPARTILHAMENTO


Algumas das atividades realizadas pela ANABB, por sua própria natureza, necessitam que, em algum momento, haja compartilhamento de informações, dentre elas algumas que contenham algum dado de ordem pessoal como, por exemplo, na realização de ações de marketing, assistência jurídica, médica e odontológica. Toda atuação da ANABB que abrange dados está relacionada com o cumprimento das suas finalidades em conformidade com o Estatuto Social e com os demais normativos internos da Associação.
Quando o compartilhamento se fizer estritamente necessário, as empresas recebedoras dessas informações não poderão fazer nada além do que foram instruídos a fazê-lo com suas informações pessoais.
Todo e qualquer compartilhamento que for necessário será realizado obedecendo ao princípio da minimização dos dados, ou seja, a ANABB somente compartilhará os dados mínimos para que possa ser alcançado o objetivo esperado com aquela atividade.


COMO ARMAZENAMOS SEUS DADOS


A ANABB utiliza medidas técnicas baseadas nas diretrizes de boas práticas da segurança da informação para evitar qualquer tipo de exposição de dados pessoais de seus associados, buscando sempre prevenir qualquer tipo de acesso indevido ou tratamento desnecessário.
Informamos que seus dados pessoais serão utilizados apenas pelo período estritamente necessário, de acordo com a finalidade que justificou sua coleta, conforme explicado no item 4. Os critérios utilizados para determinar o período em que os dados serão armazenados são principalmente:

  • Até que o propósito específico da coleta de dados pessoais expire;
  • Enquanto perdurar a demanda ou o prazo previsto em lei, para a defesa dos seus direitos ou direitos da ANABB;
  • Até que se atenda as solicitações, reclamações ou sugestões apresentadas;
  • Em relação aos cookies, os dados serão mantidos enquanto for necessário para o atingimento das finalidades, obedecendo-se o disposto no item Cookies e Outras Tecnologias desta Política.

Ainda, a ANABB reforça seu compromisso com os associados e com o público em geral da adoção de medidas de conservação compatíveis com a sensibilidade dos dados pessoais coletados assim como medidas de eliminação dos dados.


DIREITOS DOS TITULARES DE DADOS


Ao tratar seus dados pessoais, a ANABB zela pelos direitos fundamentais de liberdade, de intimidade e de privacidade. Toda e qualquer solicitação sobre os seus dados pessoais é gratuita. Além disso, é seu direito solicitar e obter as informações solicitadas do controlador a qualquer tempo, conforme artigo 18 , caput, da LGPD.
As solicitações dos titulares em relação aos seus direitos poderão ser encaminhadas ao Responsável pelo Tratamento de Dados Pessoais descrito nesta Política e serão respondidas dentro do prazo de 15 (quinze) dias, contados a partir da solicitação, conforme determina artigo 19, inciso II da LGPD, respeitando os ditames da LGPD.


COOKIES E OUTRAS TECNOLOGIAS


Quando você começa a navegar em nosso Portal, cookies podem ser adicionados em seus dispositivos eletrônicos para aprimorar sua experiência e otimizar a segurança de seus dados. Estes arquivos podem coletar algum tipo de informação, seja do usuário ou da navegação realizada, que identifique ou torne identificável o titular, vez que poderão conter dados pessoais.
Durante sua navegação no Portal da ANABB, os seguintes tipos de cookies podem ser coletados:

  • Necessários – os cookies necessários auxiliam na funcionalidade do website, permitindo o desempenho básico de funções, como navegação e acesso a sessão. Sem a utilização destes cookies, o website pode não funcionar devidamente.
  • Estatísticos – Cookies necessários para ajudar a ANABB a entender o comportamento do visitante, coletando e relatando informações anonimamente.
  • Marketing – os cookies de marketing são utilizados para seguir os visitantes pelo website, bem como exibir anúncios que sejam relevantes para seus interesses.

O usuário pode gerenciar suas preferências em relação aos tipos de informações que deseja compartilhar ao realizar sua navegação em nosso portal. Para isso poderá, diretamente em seu navegador, realizar a configuração das permissões de compartilhamento de informações que deseja realizar ao navegar no Portal da ANABB.
Salientamos que ao optar por não compartilhar esse tipo de informação, alguns dos recursos ou funcionalidades do nosso Portal poderão não funcionar da melhor maneira possível.


ATUALIZAÇÕES E REVISÕES NA POLÍTICA


Para resguardar sempre a sua privacidade, a ANABB reserva-se no direito de revisar e alterar a qualquer tempo a presente Política de Privacidade. Por isso, é importante que verifique periodicamente este documento.


CONTATO


Para quaisquer dúvidas, questões ou preocupações quanto ao tratamento dos seus dados pessoais, não hesite em entrar em contato com a ANABB. As informações referentes ao tratamento de dados pessoais podem ser obtidas diretamente com o responsável por atuar como canal de comunicação com os titulares.


DADOS DO ENCARREGADO

Nome do Encarregado:

NILSON K. M. DE MENDES DE ARAUJO

Endereço:

SHC SUL CR Quadra 507 Bloco A Loja 15 – Asa Sul – CEP: 70.351-510 – Brasília/DF
Central de Atendimento da ANABB

Telefone:

(61) 3442-9696

E-mail:

lgpd@anabb.org.br

Horário de Atendimento:

10:00 às 19:00


Caso ainda tenha dúvidas, sugestões ou solicitações sobre o tratamento dos seus dados pessoais realizado pela ANABB, estamos à disposição nos meios de contato disponibilizados.

Atualizado em 04 de agosto de 2021.