Há três décadas e meia, a ANABB está presente na vida de funcionários da ativa e dos aposentados do Banco do Brasil. Ao longo desses anos de história, muitos acontecimentos marcaram a trajetória da Entidade. A ANABB relembra os principais fatos desde o dia 20 de fevereiro de 1986, data em que foi criada.


PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

2020 foi um ano cheio de desafios e a ANABB, cumprindo seu papel de entidade representativa, lutou pela saúde de seus colaboradores, bem como envidou esforços pela saúde dos funcionários da ativa do Banco do Brasil que estavam na linha de frente trabalhando pela população. Os serviços da ANABB continuaram sendo prestados e as demandas dos associados foram atendidas. Os funcionários da entidade, apesar de nunca terem exercido as funções remotamente, conseguiram se adaptar e manter a ANABB ativa, como os associados merecem e precisam.


LIVES PARA ENFATIZAR O PAPEL DO BB

Em um ano atípico e desafiador, marcado pela pandemia do novo coronavírus, a ANABB realizou três lives especiais com economistas e funcionários do BB para destacar o papel do Banco do Brasil no desenvolvimento nacional. Em 10 de junho, foi entrevistado o economista e ex-ministro da Fazenda Delfim Neto. No dia 30 de setembro, participaram da live sobre a atuação do BB na retomada da economia o jornalista Luís Nassif, a economista Fernanda Feil, especialista em instituições financeiras públicas, e o deputado federal Zé Carlos (PT/MA), coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos. Já no dia 12 de outubro, a ANABB realizou live especial sobre os 212 anos do Banco do Brasil com a participação de associados, parlamentares e do ex-ministro do STJ João Otávio de Noronha.

SANABB RETOMA CAMPANHA EM DEFESA DO BB

No mês em que o BB completou 212 anos, para fazer frente às constantes ameaças ao caráter público da instituição, a ANABB retomou as ações da campanha em defesa do Banco do Brasil. Intitulada “Não Mexe no BB”, a campanha buscou defender junto à sociedade a importância da ideia de fortalecimento do BB enquanto empresa de capital público que exerce um papel central no enfrentamento ao momento econômico do País, bem como enaltecer a força do BB tanto nas diversas regiões do Brasil quanto no exterior. Para a comunicação com a sociedade, foram adotadas diversas ações nas redes sociais e produzido um jornal Ação especial com as iniciativas da ANABB em defesa do BB e de seus funcionários.

PESSOAS QUE FAZEM A DIFERENÇA

Para enfrentar as graves consequências sociais e econômicas trazidas pela pandemia da covid-19, a ANABB e o Instituto Viva Cidadania (IVC) promoveram a campanha “Pessoas que fazem a diferença”. Foram doadas, aproximadamente, 220 toneladas de alimentos a milhares de pessoas em extrema situação de carência, beneficiando cerca de 160 entidades beneficentes que contam com a ação voluntária dos funcionários do Banco do Brasil.

JORNAL AÇÃO PASSA A SER DIGITAL

Pensando nas questões relacionadas à sustentabilidade ambiental e para tornar mais prática sua comunicação com os associados, a ANABB passou a produzir o jornal Ação em formato digital. A publicação mantém os associados informados sobre assuntos de interesse dos funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil, incluindo informações sobre as entidades que formam a família BB. Os associados que tiverem interesse em continuar recebendo a principal publicação da ANABB de forma impressa devem assinalar a respectiva opção após fazer login no Espaço do Associado, área de autoatendimento disponível no site da ANABB.

ELEIÇÕES CASSI 2020

A ANABB realizou debate on-line com os candidatos ao cargo de Diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes da Cassi. O evento foi transmitido ao vivo pelo site e redes sociais da Associação e assistido por milhares de pessoas. Além disso, a ANABB também publicou um jornal Ação especial em formato digital com as propostas de cada chapa para a Caixa de Assistência. O objetivo da Entidade é o de promover amplo debate nos processos eleitorais das entidades que formam a família BB, contribuindo para que o pleito seja transparente, democrático e equitativo.

NAS ELEIÇÕES PREVI 2020

A ANABB também buscou informar seus associados sobre os principais aspectos das Eleições Previ 2020. Assim como ocorreu no pleito da Cassi, a Associação promoveu debate entre os candidatos ao cargo de Diretor de Seguridade da Previ. O evento foi realizado de forma remota e transmitido pelo site e redes sociais da ANABB. Também foi produzido um jornal digital com as propostas de cada chapa e o currículo resumido dos candidatos aos conselhos e ao cargo de Diretor de Seguridade.

CAMPANHA NÃO MEXE NO MEU BB

No dia 18 de junho de 2019, em solenidade no Congresso Nacional, a ANABB lançou a campanha #nãomexenomeuBB, um movimento de valorização do Banco do Brasil, para mostrar ao País a força do Banco e de seus funcionários, ativos e aposentados. Como parte das ações, foi publicado no jornal Folha de S.Paulo artigo do presidente da ANABB, Reinaldo Fujimoto, com o título “Não mexam no Banco do Brasil”, defendendo a preservação das empresas controladas pela União com sólida atuação em benefício da sociedade, como é o caso do Banco do Brasil. Durante o ano, a ANABB convocou a sociedade para fazer parte da campanha, o que resultou no apoio de quase 30 milhões de pessoas.


NOMEAÇÃO DE CONSELHEIRO DO BB

A ANABB encaminhou ofícios ao Tribunal de Contas da União (TCU), à Controladoria-Geral da União (CGU) e ao Banco Central (Bacen) solicitando a investigação sobre a existência de conflito de interesses na nomeação de integrantes para o Conselho de Administração do Banco do Brasil devido à atuação anterior em empresas concorrentes. A mesma solicitação foi feita antes à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que, na ocasião, não havia acatado o pedido. A ANABB defende a integridade do Banco do Brasil. Por isso, apontou a necessidade de observação rigorosa das boas práticas de compliance, posicionando-se contra a indicação do conselheiro.

SUSTENTABILIDADE DA CASSI

Durante o ano de 2019, a ANABB, em conjunto com as demais entidades representativas que compunham a Mesa de Negociação da Cassi, construiu nova proposta para sustentabilidade da Caixa de Assistência, levando em consideração questionamentos apresentados pelos associados em consultas realizadas pela própria Associação. Essa nova proposta, também aprovada em consulta ao corpo social, foi considerada uma conquista em virtude do protagonismo dos associados nas discussões e do risco eminente à gestão financeira da Cassi, cuja perenidade seria agravada ainda mais caso não ocorresse o incremento de novas receitas.

ORIENTAÇÃO JURÍDICA DA ANABB

A ANABB passou a oferecer aos associados o serviço de Orientação Jurídica com sua equipe própria de advogados no mês de abril, após o encerramento de contrato com escritório privado de advocacia. A medida potencializou o serviço e trouxe redução das despesas na ordem de R$ 500 mil por ano. Além disso, foi garantida a qualidade do atendimento disponibilizado ao corpo social, realizado por uma equipe formada por profissionais com expertise em diversos ramos do direito.

NOVA VICE-PRESIDENTE

Os funcionários do Banco do Brasil têm uma história marcante com a responsabilidade social. Por isso, em 2018, o Instituto VIVA CIDADANIA (IVC), que é o braço social da ANABB, promoveu a segunda edição do Prêmio Cidadania Viva. Dez projetos sociais de diferentes regiões do Brasil foram premiados por terem desenvolvido projetos em prol de comunidades carentes. Todos os projetos tinham a participação de, pelo menos, um colega do Banco – da ativa ou aposentado. O homenageado do ano foi o cartunista Mauricio de Sousa.

POSICIONAMENTO EM TEMAS DE INTERESSE

A conselheira Irmar de Castro Fonseca foi eleita pelo Conselho Deliberativo da ANABB, em julho de 2019, para assumir o cargo de vice-presidente de Relações Institucionais. Ela substituiu na ocasião o vice-presidente João Botelho, após renúncia para tratar de sua saúde. Botelho voltava então a compor o Conselho.

ANABB – A FORÇA DO ASSOCIATIVISMO

A ANABB iniciou o ano com um jornal Ação especial que buscava demonstrar a força e a representatividade da Associação para os funcionários do BB, especialmente o público pós-98 que, àquela altura, estava completando 20 anos de ingresso no Banco. Intitulada “ANABB: A FORÇA DO ASSOCIATIVISMO”, a publicação de 28 páginas enumerou as várias ações da ANABB em defesa dos funcionários e da família BB, os produtos e serviços oferecidos aos associados e as ações sociais desenvolvidas pelo Instituto Viva Cidadania.

ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2018

A ANABB também cumpriu seu papel de entidade representativa dos funcionários da ativa e aposentados do BB nas eleições presidenciais de 2018. A Associação entrevistou os candidatos ao cargo máximo do Poder Executivo, solicitando que firmassem compromisso com a comunidade Banco do Brasil. As entrevistas foram publicadas no jornal Ação Especial Eleições 2018. Com a iniciativa, a ANABB buscou oportunizar aos associados conhecimento sobre as propostas e opiniões dos candidatos e seus planos de governo, colaborando para uma decisão de voto embasada e bem informada.

2º PRÊMIO CIDADANIA VIVA

O Instituto Viva Cidadania (IVC) realizou em 2018 o 2º Prêmio Cidadania Viva, para o reconhecimento e premiação dos dez projetos que se destacaram pelas ações de cidadania desenvolvidas com a participação de funcionários e/ou aposentados do Banco do Brasil. Na oportunidade, o IVC homenageou o cartunista Maurício de Sousa, criador dos personagens da Turma da Mônica e com ativa participação nas ações sociais e educativas implementadas pelo instituto que leva seu nome.

ELEIÇÕES CASSI 2018

Com o objetivo de contribuir para que as informações e discussões chegassem aos associados de maneira ampla, prática e com qualidade, a ANABB mais uma vez participou do processo eleitoral da Cassi. Realizou um debate presencial com os candidatos ao cargo de diretor de Saúde e Rede de Atendimento, realizando a cobertura do evento pelo site e redes sociais, e produziu também um jornal Ação especial sobre o processo eleitoral. A publicação ofereceu espaço para que todas as chapas concorrentes divulgassem suas ideias e propostas.

MESA DE NEGOCIAÇÃO DA CASSI

A ANABB teve papel de destaque na Mesa de Negociação formada para discussão de propostas para a sustentabilidade financeira da Cassi, que contou com a participação das demais entidades representativas de funcionários do BB, e na adequada informação dos associados para participação na votação da reforma estatutária da entidade. O trabalho da ANABB em defesa da Caixa de Assistência também teve desdobramentos no enfrentamento à Resolução CGPAR nº 23, nos âmbitos legislativo e judiciário. A resolução trazia mudanças no custeio da assistência à saúde dos empregados de empresas estatais, causando prejuízos à Cassi e aos funcionários do BB. Todas as ações realizadas pela ANABB buscaram ressaltar o protagonismo dos associados na discussão dos problemas e a defesa de seus direitos.

CARTA ABERTA AO PRESIDENTE ELEITO

A ANABB enviou Carta Aberta ao Presidente da República então recém-eleito, Jair Bolsonaro, e a publicou na capa do jornal Correio Braziliense, em 18 de novembro. No documento, a Associação mostrava preocupação sobre a indicação do novo presidente do Banco do Brasil por parte do futuro Ministro da Economia, Paulo Guedes. O alerta se dava pelo fato do profissional citado ser conhecido como consultor vinculado à iniciativa privada do mercado financeiro e declarado defensor das privatizações. Na carta, a ANABB elencava inúmeras ações do BB que demonstravam sua solidez enquanto companhia de capital público e a importância de seus resultados para o desenvolvimento de toda a sociedade.

ANABB LANÇA SEU APLICATIVO

Com o objetivo de desenvolver ações estratégicas com produtos e serviços de qualidade, a ANABB lançou, no dia 1º de maio, seu próprio aplicativo de celular. Com a nova ferramenta, os associados passaram a ter acesso a informações e conteúdos pessoais de forma facilitada. Dentre as funcionalidades, estavam a possibilidade de acessar informações sobre o plano odontológico OdontoANABB, seguros ANABB e ações ingressadas na Justiça, por exemplo, além de pesquisar sobre convênios e os descontos oferecidos e de acessar notícias de interesse dos associados.

ACORDO CASSI

A ANABB, ao longo de 2017, acompanhou 02 reuniões trimestrais da Prestação de Contas do acordo Cassi, aprovado pelo corpo social em novembro de 2016, entre as entidades que compõem a Mesa de Negociação, a Cassi e o Banco do Brasil. Vale destacar que a ANABB participou ativamente do processo que se dará novo fôlego à Caixa de Assistência.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ANABB

A ANABB deu início à elaboração do novo Planejamento Estratégico (2017-2020) que contará com o envolvimento de toda a governança da entidade. O plano de trabalho para a estruturação do Planejamento conta com várias etapas como levantamento e diagnóstico organizacional, revisão da identidade institucional, avaliação de pontos fortes e oportunidades para melhorias, entre outros.

ANABB LANÇA AÇÃO SOBRE CONTA DE LUZ

A ANABB lançou em 2017, a ação coletiva para contestar cobrança indevida de ICMS na conta de energia elétrica no Distrito Federal. A Ação é destinada aos funcionários do BB que não são sócios, e seus familiares em até 4º grau. O questionamento da ANABB na Justiça refere-se a não incidência de ICMS sobre a Tarifa de Uso dos Sistemas de Transmissão (TUST) e sobre a Tarifa de Uso dos Sistemas de Distribuição (TUSD) de energia elétrica. A tese defendida considera que a cobrança do tributo deveria incidir apenas sobre a energia consumida, e não sobre taxas de distribuição e transmissão.

ANABB DE LUTO

Em 2017, a ANABB esteve de luto devido ao falecimento de dois dirigentes com importante atuação nas duas últimas décadas da Entidade. Em maio, faleceu o vice-presidente Administrativo e Financeiro, José Branisso, que era um profissional dedicado e tinha um grande conhecimento sobre o Banco do Brasil e a ANABB, além de ser conhecido por ter uma memória privilegiada. Em julho, o ex-presidente da ANABB, Emílio Rodrigues, faleceu deixando, acima de tudo, um legado de dedicação e alegria. Os dois dirigentes também tiveram atuação no conselho deliberativo da ANABB, e em entidades parceiras como Coop-ANABB e ANABBPrev.

ANABB PARTICIPA DE CONGRESSO CONTRA CORRUPÇÃO

A ANABB participou do I Congresso do Pacto pelo Brasil, com o tema "Calamidades versus eficiência da gestão pública". O evento, de iniciativa do Observatório Social do Brasil (OSB), foi realizado em Curitiba-PR e contou com a participação de importantes organizações como Instituto Ethos, Ordem dos Advogados do Paraná (OAB-PR), SEBRAE, entre outros. O evento também contou com a presença do juiz federal, Sergio Moro. Na ocasião, Douglas Scortegagna foi escolhido para integrar o Conselho Consultivo do OSB, como representante da ANABB.

ANABB REALIZA SEMINÁRIO SOBRE RESOLUÇÕES CGPAR

A ANABB realizou o "Seminário ANABB - Minutas de Resolução CGPAR" para debater os impactos e os riscos que as minutas podem causar para as instituições de autogestão em saúde, como a Cassi, e seus beneficiários. O evento reuniu mais de 40 entidades representativas de usuários de planos de saúde de autogestão e foi transmitido ao vivo pela fanpage da Associação, atingindo mais de 8 mil pessoas por este meio. Na ocasião, os participantes assinaram um manifesto para servir de referência na luta dos trabalhadores das empresas estatais.

ANABB PARTICIPA DO NATAL SEM FOME

O comitê Ação da Cidadania, criada por Herbert de Souza em 1993, relançou em 2017, após dez anos da última edição, a campanha Natal Sem Fome. A ANABB e o Instituto VIVA CIDADANIA (IVC) tiveram importante papel no sucesso da campanha com a mobilização de diretores regionais e associados na causa social. Os diregs conseguiram arrecadar 62 toneladas de alimentos em suas bases, enquanto que os associados, sensíveis com a causa, fizeram doações em dinheiro que resultou no montante de R$ 55.723,01. Esses valores correspondem a 57.375 pratos cheios, de acordo com simulador da campanha. A campanha arrecadou 900 toneladas de alimentos.

Aniversário de 30 anos

Em fevereiro de 2016, a ANABB completou 30 anos de existência. Para comemorar a data, o tema do ano foi ANABB 30 Anos – Uma história de ouro. A ideia foi unir a comemoração do aniversário da Associação com os Jogos Olímpicos que, nesse ano, foram realizados no Brasil. Daí surgiu uma bela homenagem aos associados, os verdadeiros donos desse patrimônio. Também foi publicado um livro ilustrativo dos 30 anos da ANABB, que foi disponibilizado também na versão digital.


Cassi em Debate

Depois de um longo período de debates e negociações entre as entidades representativas dos funcionários do BB, diretoria da Cassi e do BB para definir uma solução financeira para o déficit crescente da Caixa de Assistência. Enfim, foi desenvolvida uma proposta para a sustentabilidade da Cassi que foi aprovada pelo Corpo Social no mês de novembro. Com isso, a Caixa garantiu a injeção de R$ 40 milhões mensais para o Plano de Associados até dezembro de 2019.

Ação para correção do FGTS

A ANABB ingressou com uma nova ação coletiva para corrigir de forma justa os índices econômicos sobre as contas vinculadas ao FGTS, desde janeiro de 1999. Com a adesão de mais de 32 mil filiados, a ação foi distribuída nas Justiças Federais das 26 capitais e no Distrito Federal, com a relação dos associados domiciliados nas unidades da federação e que enviaram a autorização de representatividade à ANABB.

Eleições Cassi e Previ

A ANABB participou novamente de mais um processo eleitoral da Caixa de Assistência e da Caixa de Previdência de forma isenta para que essas eleições fossem democráticas e transparentes. A Cassi realizou mais uma votação para a eleição de dois conselheiros deliberativos e suplentes, dois conselheiros fiscais e suplentes e um diretor de Planos de Saúde. Por sua vez, a Previ, elegeu conselheiros deliberativos, fiscais e consultivos e o diretor de Seguridade.  

Em defesa da Previ

A ANABB se engajou totalmente, junto com outras entidades, na mobilização por alterações ao Projeto de Lei Complementar nº 268/2016, que trata da governança dos fundos de pensão patrocinados por empresas estatais. O projeto teve, no meio do ano, sua tramitação acelerada e entrou para ser votado com urgência, mas foi retirado de pauta. Daí em diante a ANABB entrou na batalha, com articulações, negociações e diálogos. Assim, o PLP ainda foi retirado de pauta algumas vezes e não foi votado até o final do ano.

Filme do Betinho premiado

O filme Betinho, a Esperança Equilibrista ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2016, na categoria longa-metragem documentário, pela votação popular. O filme, que conta a trajetória de Herbert de Souza com sua luta pela igualdade, faz uma homenagem aos voluntários do BB por sua participação na Ação da Cidadania, idealizada por Betinho. O documentário teve a ANABB como umas das patrocinadoras e recebeu apoio do Instituto VIVA CIDADANIA.

Diretoria da ANABB visita presidente do BB

A Diretoria Executiva da ANABB reuniu-se com o presidente do Banco do Brasil, Paulo Rogério Caffarelli, no último mês do ano, na Sede do BB em Brasília. Na pauta, a entrega da carta de intenções com temas como participação da ANABB em eventos do BB, como a posse de novos colegas, e participação da Associação nas discussões sobre a reorganização administrativa do Banco e o Plano Extraordinária de Aposentadoria Incentivada (PEAI).

Cassi em Debate

No início de 2015, a ANABB juntamente com outras entidades representativas formaram uma comissão de negociação na busca de soluções para a situação financeira da Cassi. Essa comissão representa o Corpo Social na mesa de negociação com os gestores do Banco do Brasil e da Cassi. As reuniões são constantes na busca de propostas para a sustentabilidade da Caixa de Assistência. Até o final de 2015, embora tenha havido avanços, ainda não existe uma proposta única que atenda os participantes da Cassi e o BB.


Mulher BB Talento

A ANABB promoveu uma campanha, no mês de março, em comemoração ao Dia da Mulher com o tema Mulher BB Talento, que foi lançada na página institucional da Associação no Facebook. A ideia era que fossem indicadas e votadas mulheres funcionárias do Banco do Brasil, da ativa ou aposentadas, que tenham sido destaque em seus ambientes de trabalho. A vencedora foi Marlene Pereira, que trabalhou no BB por 25 anos.

6º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais

O 6º Encontro Nacional dos Observatórios Sociais foi realizado nos dias 26 e 28 de março, em Brasília, quando estiveram presentes mais de 50 representantes de observatórios de todo o país e contou com mais de 300 participantes no total. A ANABB foi patrocinadora do evento e assinou, na ocasião, Termo de Cooperação Financeira, no valor de R$ 2 mil, que serão repassados mensalmente para mais quatro Observatórios Sociais.

I Prêmio CIDADANIA VIVA

O Instituto VIVA CIDADANIA realizou, na data de seu aniversário, 4 de setembro, o I Prêmio CIDADANIA VIVA, em Brasília. Mais de 150 pessoas estiveram presentes e se emocionaram com a premiação das 15 melhores ações sociais de todo o país, de um total de 104 projetos inscritos. No evento, ainda foi comemorado o aniversário do Instituto e homenageado o consagrado maestro e pianista João Carlos Martins, que encantou os participantes ao reger a Orquestra do Instituto Reciclando Sons, formada por adolescentes e jovens da Cidade Estrutural, uma das áreas mais carentes do DF. 

Seminários ANABB 2015

O tema dos Seminários ANABB 2015 foi “A Relação dos Funcionários BB com o Banco do Brasil”. O evento foi realizado nos dias 22, 23 e 24 de maio, em Brasília. A inovação de 2015 foi a formatação diferenciada, com um caráter mais receptivo, com aferição de opiniões, discussões com palestrantes e debatedores, com formação de grupos pelos funcionários da ativa e aposentados presentes.

Mudanças nos Seguros da ANABB

A ANABB contratou nova corretora e nova seguradora para garantir a credibilidade dos seguros oferecidos aos associados, após a apuração de irregularidades e a adoção das providências que o assunto exigia. A nova corretora contratada foi a Aon Hewitt, líder mundial em gestão de riscos e corretagem de seguros, e o grupo segurador escolhido foi o BB Mapfre Seguros, atual líder de mercado no segmento seguro de vida coletivo.

ANABB lança 0800 

Desde julho de 2015, a ANABB disponibilizou para os associados um novo canal de atendimento. Quem precisar falar com a Associação pode ligar para o 0800 727 9669 e solicitar informações e/ou fazer pedidos de esclarecimentos a respeito de serviços prestados pela ANABB. O novo serviço atende uma demanda antiga e facilita o atendimento ao corpo social.

Jornal Ação recebe mais um prêmio de excelência gráfica

Pela sexta vez, o Jornal AÇÃO, da ANABB, foi ganhador no Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim, na categoria Jornais de Circulação Periódica. O prêmio que está em sua 15ª edição, premiou o Jornal AÇÃO nº 231, de março/abril/2015. A festa de premiação aconteceu no dia 20 de agosto, em Brasília.

ANABB patrocina filme do Betinho

Os 80 anos do sociólogo Herbert de Souza foram comemorados no dia 3 de novembro, no Cine Brasília, com a exibição do documentário “Betinho, a Esperança Equilibrista”, sobre a sua vida como ativista dos direitos humanos no Brasil. A ANABB foi uma das instituições patrocinadoras do filme. O evento contou com mais de 200 convidados.

Eleições ANABB 2015

O período de votação para as eleições da ANABB de 2015 aconteceu entre os dias 1º de outubro e 3 de novembro. Na ocasião, foram escolhidos os representantes dos associados para a renovação do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal, das Diretorias Regionais e da Diretoria Executiva. A posse dos conselheiros deliberativos foi feita no dia 14 de dezembro e dos demais gestores no dia 15 de janeiro de 2016.

Orientação Jurídica

O novo serviço da ANABB foi criado em janeiro de 2014 com o objetivo de oferecer atendimento jurídico gratuito sobre questões do direito, com atendimento por telefone ou e-mail feito por advogados habilitados. O associado receberá orientação na hora de tomar decisões sobre divórcio, previdência, direito do consumidor e responsabilidade civil, direirto do trabalho e questões relacionadas à Cassi e Previ. Mais de 3 mil associados foram atendidos pelo serviço em 2014.

Ouvidoria

A ANABB facilitou o encaminhamento de manifestações dos associados com o serviço de Ouvidoria, serviço disponível desde março de 2014 Caso considere que, pelos canais normais, não teve suas manifestações atendidas, o associado pode, por exemplo, procurar a Ouvidoria para reclamar, denunciar, elogiar e fazer sugestões. Esse novo canal vai acolher as suas manifestações e buscar as soluções adequadas a cada caso.

Criação da página da ANABB no Facebook

Além da página institucional na web e no Twitter, a Associação criou sua fanpage no Facebook para se relacionar ainda melhor com os associados e com o público em geral. Até o final de 2014, a fanpage da ANABB já havia alcançado mais de 20 mil curtidas.

Eleições Cassi e Previ

A ANABB mais uma vez participou das eleições da Cassi e da Previ, desta vez realizando entrevistas com os quatro candidatos que concorriam ao cargo de diretor da Cassi e com os oito candidatos às vagas na diretoria da Previ. O conteúdo foi publicado no Jornal Ação de forma igualitária. A ANABB manteve-se isenta nesses processos eleitorais.

Campanha Imposto Justo

A ANABB apoiou a campanha Imposto Justo, de iniciativa popular com o apoio do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco). A iniciativa buscou recolher assinaturas para um abaixo-assinado com o objetivo de corrigir a defasagem do Imposto de Renda ao longo dos anos.

Torcida ANABB na Copa

A participação da Associação na Copa do Mundo de Futebol realizada no Brasil foi feita a partir da campanha Torcida ANABB na Copa, que promoveu uma Goleada de Prêmios. Com a iniciativa, mais de 5 mil associados participaram com palpites sobre os jogos e atualizaram seus dados cadastrais junto à ANABB.

Repensando Estrategicamente o Banco do Brasil

O Banco do Brasil, sua missão e seus funcionários foram o tema do Seminários ANABB de 2014. O evento desse ano foi bastante prestigiado e possibilitou o debate sobre o BB e sua participação no desenvolvimento brasileiro, no sistema financeiro nacional, no crescimento econômico e a participação do funcionalismo no futuro da instituição. O Seminário obteve grande repercussão na mídia nacional.

Entrevista com os economistas dos candidatos à Presidência da República

A ANABB realizou entrevistas com os economistas Armínio Fraga, do presidenciável Aécio Neves (PSDB), e Alessandro Teixeira, de Dilma Rousseff (PT), que esclareceram as propostas e compromissos dos candidatos sobre o impacto nas instituições bancárias públicas, em especial o Banco do Brasil. As entrevistas foram bastante comentadas na mídia.

ANABB divulgou seu posicionamento sobre o futuro do BB durante o período eleitoral

A Associação divulgou posicionamento sobre o futuro dos bancos públicos, em especial do Banco do Brasil, com o título de “Carta aos candidatos à Presidência da República e ao povo brasileiro”. O texto foi publicado nos principais jornais do país. Entre os pontos abordados, estava a manifestação contrária da ANABB a qualquer tipo de privatização do BB e à transferência de seu capital para estrangeiros.

ANABB se articula em torno do Bônus de Remuneração Variável

A Associação divulgou o seu posicionamento sobre o pagamento de Bônus de Remuneração Variável, aprovado pelo Conselho Deliberativo da Previ aos seus diretores. No documento, a ANABB considera inaceitável o pagamento integral do bônus no período que o BET foi cortado devido aos resultados da Caixa de Previdência. A Associação também solicitou à Previ os documentos que embasaram o pagamento do bônus e reuniu-se com outras entidades representativas do funcionalismo BB para o levantamento de propostas.

Vídeos institucionais são disponibilizados no site da ANABB

A Associação disponibilizou no site institucional os vídeos de alguns dos principais eventos realizados, como o debate e as entrevistas com os diretores candidatos nas Eleições Cassi e Previ 2012, a íntegra dos Seminários ANABB sobre a Previ e a Cassi, bem como do último Seminário “Repensando Estrategicamente o Banco do Brasil” e do Ato Político realizado após o Seminário de 2014.

ANABB lançou nova ação judicial sobre a correção da poupança referente ao Plano Verão

A Associação, em busca incansável pelos direitos legítimos dos associados, ingressou em outubro de 2014 com uma nova ação judicial que vai possibilitar aos associados requererem as perdas provenientes da correção dos saldos das cadernetas de poupança do Plano Verão, de 1989, que foram inferiores ao devido.

Primeiro aniversário do Instituto Viva Cidadania

O Instituto Viva Cidadania completou um ano de fundação já mostrando a importância dos resultados que vem alcançando, com aumento das arrecadações e ampliação dos benefícios para as comunidades carentes. Em 2014, também foi lançado o livro Ação da Cidadania 20 Anos, que teve a ANABB como um dos patrocinadores.

Pesquisa sobre o perfil dos funcionários do BB

A ANABB realizou a pesquisa “Quem são os funcionários do Banco do Brasil?” para conhecer o perfil dos funcionários da ativa do BB de todo o país. A partir dos dados colhidos, foi possível entender melhor as características pessoais, profissionais e associativas do funcionalismo. Além disso, a pesquisa vai permitir que a Associação possa aprimorar suas ações em benefício dos funcionários BB. O estudo contou com o trabalho de pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Mais parentes puderam aderir ao OdontoANABB com mensalidade reduzida

Os associados passaram a estender os benefícios do plano odontológico para mais parentes em 2014, com o pagamento de mensalidade reduzida. Qualquer pessoa que tenha vínculo de parentesco até o terceiro grau consanguíneo e até o segundo grau por afinidade passaram a aderir pagando a mensalidade com valor, à época, de R$ 11,40. Antes, apenas o cônjuge ou companheiro (a) e filhos com até 21 anos (ou 24, se universitário) podiam aderir na condição de dependentes.

ANABB visita os estados

A ANABB realizou visitas aos 26 estados brasileiros e ao Distrito Federal. O objetivo foi estreitar o relacionamento da Associação com os funcionários do BB, as autoridades dos estados e dos municípios, com as entidades representativas dos funcionários do BB e com os dirigentes estaduais e regionais do Banco do Brasil.

Concurso Cultural homenageia mulheres

Para confraternizar o dia 8 de março com todas as mulheres do país, a ANABB promoveu o Concurso Cultural da ANABB - Literatura e Fotografia. O evento reconheceu as produções culturais das associadas da instituição nas categorias: Literatura – Poesia; Literatura – Crônica;  Fotografia – Realidade Social; e Fotografia – Paisagens.

Parceria com Observatório Social do Brasil

Com o objetivo de promover a cidadania e o exercício da democracia, a ANABB concretizou o projeto de instalação de unidades dos Observatórios  Sociais do Brasil (OSB) entre os diretores regionais. A parceria garante a destinação de R$ 2 mil por mês para cada unidade instalada que deverão ser utilizados para estruturação e manutenção do Observatório por 12 meses.

Digitalização de processos

A ANABB possui cinco mil processos que estão distribuídos entre peças processuais, planilhas, perícias etc. A digitalização vai promover economia e otimização do espaço, redução de gastos com mobília e acesso mais rápido aos documentos.

Fórum Jurídico da ANABB

A ANABB e a Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil (Faabb) realizaram evento, em Brasília, para discutir temas como revisão de benefícios, BET sobre verba 220, isenção de IR sobre BET, Resolução nº 26 e retirada de patrocínio, Renda Certa, Imposto de Renda 1/3 Previ, auxílio-alimentação, e responsabilidade do BB sobre a Cassi. Mais de 80 pessoas participaram  do encontro.

Instituto VIVA CIDADANIA

O mais novo braço social da ANABB foi aprovado pelo Conselho Deliberativo com o objetivo de fortalecer o trabalho realizado nos últimos 20 anos. Todas as atividades ligadas à cidadania serão administradas pelo instituto, desvinculando, assim, as eventuais doações da contabilidade da ANABB.

Teto para estatutários  e BET

A ANABB promoveu encontros  e diversas iniciativas na luta pela implementação de um teto de contribuição para os estatutários do BB (diretores, vice-presidentes e presidente). Também analisou sugestões de participantes da Previ sobre o BET. Em todos os momentos, a Associação emitiu posicionamento oficial.

Jornal Ação é premiado

O Jornal Ação nº 216, veiculado em novembro e dezembro de 2012, ganhou a 14ª edição do Prêmio de Excelência Gráfica Jorge Salim na categoria Jornais de Circulação Periódica. Esta é a quarta vez consecutiva que a ANABB, em parceria com a Gráfica Positiva, leva a premiação.

Abaixo-assinado

A ANABB propôs a coleta de assinaturas dos associados contra a Resolução CGPC nº 26 e em apoio a dois projetos de lei, o PDS nº 275/2012 e o PLP nº 161/2012. A intenção foi corrigir o que entende ser uma exorbitação da Resolução nº 26, quando prevê a possibilidade de repartição de valores de superávits de fundos de pensão entre participantes e patrocinador.

Manual de Identidade Visual

Acompanhando as tendências do mundo corporativo, a ANABB criou o Manual de Identidade Visual.  Com o novo material, No manual, é possível encontrar definição do logotipo, descrição de cores e família tipográfica, limites de redução, aplicação com outras marcas, entre outras especificações.

Seminários ANABB– Cassi: Sustentabilidade e Qualidade na Saúde Suplementar

O papel dos planos de saúde, políticas de regulação, custeio e despesas da Cassi foram alguns dos temas debatidos ao longo dos dois dias de seminário. O objetivo foi unir os diversos atores do sistema de saúde para gerar a maior pluralidade possível de pontos de vista.

Casos seguros

Os Conselhos Deliberativo e Fiscal e Diretoria Executiva adotaram providências para apurar dados sobre supostas irregularidades ocorridas nas trocas de seguradoras e corretoras, entre 2010 e 2011.

ANABB nas Eleições Cassi e Previ

A ANABB promoveu o projeto ANABB nas Eleições, com debates democráticos entre os candidatos às eleições da Cassi e da Previ, transmitidos ao vivo pela internet. Além disso, realizou entrevistas com os candidatos e publicou jornais especiais com as propostas de cada chapa.

Jornal Ação em formato digital

O principal veículo de comunicação da ANABB, o jornal Ação passa a ser publicado em formato digital. Os associados também tiveram de escolher se queriam receber o jornal em formato impresso ou digital.

Planejamento estratégico da ANABB

Com intuito de adequar a entidade à gestão da nova Diretoria, foi elaborado o planejamento estratégico da ANABB, que reuniu as principais ações da ANABB para 2012, definiu as atividades de cada área e mudou a nomenclatura dos cargos vigentes até então.

Auditoria Externa

A ANABB contratou uma auditoria externa para fazer revisão das informações, emitir um parecer sobre as demonstrações contábeis e fiscais, bem como avaliar os aspectos técnicos de gerenciamento dos contratos firmados e proceder a uma auditoria acerca de processos judiciais e pagamentos das apólices de seguro de vida.

ANABB nas redes sociais

A ANABB iniciou o projeto de entrada e interação com os associados por meio da rede social Twitter. O @anabbevoce está disponível para os associados compartilharem informações em tempo real e interagirem com a entidade.

Código de ética

O Conselho Deliberativo da ANABB aprovou a reformulação do Código de Ética e do Regimento Interno da Comissão de Ética e a composição da Comissão de Ética, formada por oito integrantes, entre titulares e suplentes, com mandato até dezembro de 2015. Também ocorreu a recomposição dos Grupos Assessores Temáticos.

Seminários ANABB

A ANABB promoveu o evento Seminários ANABB para discutir temas relacionados à previdência complementar: superávit da Previ e reversão de valores, Resoluções CNPC e CGPC nº26, teto de contribuição e benefício, retirada de patrocínio, entre outros.

Mais opção de plano odontológico

O OdontoANABB passou a oferecer a categoria First Livre Escolha para cobertura de implantodontia e o ressarcimento de procedimentos realizados fora da rede credenciada.

Fugindo do nepotismo

A ANABB definiu regras para evitar o nepotismo na entidade. Essas decisões foram tomadas com base em um estudo elaborado pela assessoria jurídica da ANABB sobre as medidas cabíveis para evitar esse tipo de problema na Associação.

Política de Investimento

A ANABB adotou política de investimento para atuar de forma preventiva aos eventos de incerteza, buscando dar ao gestor alternativas de aplicação com risco calculado, além de otimizar as oportunidades de ganhos.

Nova ferramenta virtual

A ANABB lançou, no jornal Ação, o QR Code, uma espécie de código de barras em duas dimensões que, lido de maneira certa, exibe mensagens ou direciona os usuários para determinados endereços da web.

Página Transparência

A ANABB inaugurou a página Transparência. Os associados passaram a ter acesso, por meio de senha no Autoatendimento, a documentos importantes da entidade, como relatórios, atas de reuniões, balanços etc.

Aniversário de 25 anos da ANABB

A ANABB comemorou seu jubileu de prata, completando 25 anos de existência.

Jornal Ação é premiado

O jornal Ação Especial nº 210, comemorativo dos 25 anos da ANABB, veiculado em janeiro e fevereiro de 2010, ganhou o 12º Prêmio Jorge Salim de Excelência Gráfica, na categoria Jornais de Circulação Periódica. Foram premiados os melhores trabalhos gráficos produzidos em 2010 por empresas do Distrito Federal e do entorno.

Plano de Benefícios 1 da Previ em discussão

Em maio, representantes da ANABB, do funcionalismo e dirigentes do Banco do Brasil realizaram reunião para discutir propostas de alteração do regulamento do Plano de Benefícios 1 da Previ. Também fez parte da negociação a revisão do Estatuto, para melhorias no modelo de gestão da entidade.

Ação IR Quilometragem beneficia mais de 35 mil associados

Mais de 35 mil associados foram beneficiados com a ação IR Quilometragem. Foi liberado um valor de R$ 94 milhões na ação que trata da suspensão da incidência de Imposto de Renda sobre o valor ressarcido pelo Banco do Brasil, quando da utilização de carro próprio em serviço.

ANABB promove encontro das mulheres do BB

A ANABB promoveu o VI Encontro de Mulheres do BB em dez cidades brasileiras com mais de 2 mil associadas. Foram tratados temas como autoestima, felicidade, família, crescimento profissional, comportamento pessoal e poder político.

Troca da seguradora da ANABB

Após a constatação de irregularidades nos seguros, a ANABB tomou as medidas cabíveis e trocou as seguradoras. As seguradoras Tokio e Icatu assinaram acordo para garantir a integralidade dos direitos dos associados/segurados.

Os dirigentes da ANABB passam a ter mandatos de quatro anos

A Associação passou por um processo eleitoral no fim de 2011. Os eleitos passaram a ter mandato de quatro anos, e não de três, de acordo com o novo Estatuto aprovado em 2009.

Vitórias da ANABB na Justiça

A participação da ANABB, como colaboradora informal do Supremo Tribunal Federal (STF), foi fundamental para a decisão favorável na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 2.736, que julgou procedente a cobrança de honorários advocatícios nas ações entre o FGTS e os titulares das contas vinculadas. Nesse mesmo ano, a Justiça concedeu antecipação de tutela em ação sobre isenção do recolhimento do IR incidente sobre a complementação de aposentadoria paga pela Previ entre 1º de janeiro de 1989 e 31 de dezembro de 1995. Também em 2010, mais de 32 mil associados foram beneficiados com aproximadamente R$ 94 milhões na ação coletiva IR Quilometragem. Até 2010, foram quase R$ 2 bilhões devolvidos aos associados em decorrência de ações judiciais.

Novos empreendimentos da COOP-ANABB

Começaram a ser comercializados o residencial Jardim das Paineiras, em Samambaia (DF), e o residencial Jardim da Barra, primeiro empreendimento projetado para o Rio de Janeiro, e o residencial Quartier Latin, em Aracaju (SE).

Seguros ANABB auxiliam mais de 6 mil famílias

Até 2010, foram pagos, aproximadamente, R$ 19 milhões a mais de 6.300 famílias que receberam auxílio dos Seguros da ANABB.

Parcerias que geram economia

A ANABB alcançou a marca de 2 mil convênios firmados.

Equidade entre os funcionários do BB

A ANABB continuou acompanhando a tramitação do PL nº 5.259/2005, que trata da equidade de direitos entre bancários pré e pós-98.

Crescimento do OdontoANABB

A rede credenciada do OdontoANABB teve, nesse ano, mais de 25 mil profissionais. O plano alcançou mais de 105 mil titulares e teve cerca de 31 mil dependentes.

ANABBPrev continua crescendo

Os bons resultados do ANABBPrev continuaram e o patrimônio ultrapassou R$ 3 milhões.

Publicações especiais levam mais informações aos associados

De 2007 a 2009, os associados da ANABB receberam as seguintes publicações especiais: revista com projetos de cidadania dos comitês dos funcionários do BB; coleção dos fascículos BB 200 Anos; Manual de Orientação Familiar; cartilha sobre o Superávit da Previ; e Ação Especial sobre a Cassi e a Previ.

ANABBPrev aumenta seu patrimônio

Com seis meses de existência, o ANABBPrev alcançou patrimônio de R$ 1 milhão.

ANABB lança a categoria sócio contribuinte externo

Com a mudança do estatuto da ANABB, foi criada a categoria de sócio contribuinte externo. Essa categoria permitiu que parentes em até quarto grau de associados da ANABB, funcionários da associação e colaboradores de entidades ligadas ao funcionalismo do BB e suas subsidiárias, como Cassi, Previ, Fenabb, Bancorbrás, Cooperforte, BrasilPrev, Brasilcap, Brasilveículos e entre outras pudessem se associar e usufruir de todos os benefícios que a ANABB oferece.

Lançamento do OdontoANABB

Todo associado da ANABB passou a ter plano odontológico sem custo adicional. O plano oferece ampla rede de profissionais credenciados em todas as regiões do país.

Criação do ANABBPrev

O ANABBPrev é um fundo de pensão multipatrocinado instituído pela ANABB e oferecido aos associados. O fundo de pensão garante o planejamento de uma aposentadoria tranquila, a educação de filhos e netos, a concretização de sonhos e viagens, do negócio próprio, entre outros desejos e necessidades.

Superávit da Previ em debate

A ANABB iniciou as discussões sobre a utilização do superávit da Previ. Foi feito debate sobre o tema, transmitido ao vivo pela internet, e realizada votação para que os associados da Previ escolhessem a melhor forma de utilização dos recursos.

Coleção BB 200 Anos

A ANABB produziu uma série de encartes sobre a história dos 200 anos do BB, em comemoração ao aniversário da instituição. Os associados receberam os fascículos, encartados ao jornal Ação, e puderam colecionar um material completo e de grande qualidade.

Discussões sobre Cassi e Previ

A ANABB participou ativamente das discussões sobre as alterações estatutárias e estruturais da Cassi. A partir de 2008, também passou a promover debates sobre o superávit da Previ.

Novo Empreendimento da COOP-ANABB

A Cooperativa Habitacional da ANABB finalizou novo empreendimento no Jardim dos Ipês, em Águas Claras (DF).

Surge o ANABB CIDADANIA

O programa de responsabilidade social da ANABB foi ampliado e passou a se chamar ANABB CIDADANIA. O programa criou a categoria Liberdade Responsável e expandiu a área de atuação dos projetos, incluindo projetos para ressocialização de presidiários e de jovens e adolescentes em conflito com a lei. Isso foi possível graças aos recursos doados pelo associado, Osvaldo Guilherme Roberto Gebler.

Novos funcionários do BB participam dos Grupos Assessores Temáticos

A ANABB abriu espaço para novos funcionários do BB participarem dos processos decisórios da entidade, integrando os Grupos Assessores Temáticos (GATs): Relações Institucionais e Comunicação; Previdência e Aposentadoria; Saúde e Qualidade de Vida; Cidadania e Responsabilidade Socioambiental; e Relações Trabalhistas Sindicais. O papel dos grupos é realizar estudos, debater questões de interesse da categoria e produzir subsídios para apoiar decisões do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva. Em 2009, houve novas eleições para os pós-98 e criação de três novos grupos: Produtos e Serviços da ANABB; Novos Funcionários (pós-98 e bancos incorporados); e Previdência e Aposentadoria II.

Novo site no ar

A ANABB lançou seu novo site, buscando dar mais agilidade e dinamismo no acesso às informações.

ANABB promove debates

A ANABB realizou em agosto o III Fórum Nacional de Debates, em Brasília. Aproximadamente 250 pessoas participaram do evento. que abordou temas relacionados a Banco do Brasil, Cassi, Previ e relações trabalhistas.

Mais um empreendimento da COOP-ANABB

A Cooperativa Habitacional da ANABB lançou o edifício Bosque Bela Vista, em Salvador (BA), finalizado em 2008.

Criação do Prêmio Pontualidade

A ANABB criou o Prêmio Pontualidade, que premia o associado que estiver em dia com as mensalidades. Nos quatro últimos sábados de cada mês, o Prêmio Pontualidade contempla associados com sorteios de R$ 3,5 mil. O valor premiado é recebido integralmente, pois já tem o Imposto de Renda descontado.

ANABB nas eleições do país

Foi lançado o Manual do Candidato, uma cartilha com edição atualizada a cada período eleitoral.

ANABB denuncia BB ao Ministério do Trabalho

O BB lançou o Plano de Afastamento Incentivado (PAI 50). A ANABB foi contra o programa de demissão por não pagar multa de FGTS e oferecer baixo incentivo. Menos de dois meses depois, o BB lançou o Plano de Estímulo ao Afastamento (PEA), com melhores oportunidades. A ANABB, por considerar injusto o lançamento de dois planos para o mesmo público, com direitos diferentes, denunciou a política de demissões incentivadas do BB ao Ministério do Trabalho.

Lançamento da COOP-ANABB

A ANABB criou a Cooperativa Habitacional da ANABB (COOP-ANABB) e lançou o primeiro empreendimento: Edifício Morada Nova, em Águas Claras (DF), que foi entregue em 2005.

Publicação da Agenda para Falar com os Poderes

A ANABB lançou a primeira edição da Agenda para Falar com os Poderes, em parceria com o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que reunia os contatos dos entes da esfera governamental e de entidades da sociedade civil organizada.

ANABB impetra ações em defesa dos direitos dos associados

A ANABB iniciou ação civil pública para limitar o valor das parcelas do financiamento imobiliário Previ/Carim e desobrigar o desconto em folha salarial. Foi também nesse ano que a ANABB impetrou ação que reivindicava a correção do cálculo da multa rescisória de 40% sobre o saldo do FGTS para os associados que saíram no PDV.

ANABB mobiliza funcionários pela Previ

A ANABB convocou os funcionários a não referendarem as contas da Previ e foi atendida. O relatório foi reprovado pela primeira vez em 96 anos. A ANABB também orientou os associados a votarem em branco, nulo ou a não reabrirem as discussões sobre a paridade e a utilização indébita do superávit da Previ pelo Banco do Brasil.

Inauguração da sede da ANABB

A Associação encerrou o ano em nova sede administrativa em Brasília, adquirida com recursos próprios, sem o ônus de endividamento, e com a perspectiva de redução do custo anterior com aluguel de salas. Junto à sede, vieram benefícios: a área de telemarketing foi reestruturada e a mudança da central telefônica para o sistema digital trouxe maior rapidez ao atendimento.

Novo site da ANABB

O novo site da ANABB foi inaugurado, possibilitando acesso mais fácil às informações da entidade, como jornais e arquivos. Com as mudanças, os internautas passaram a fazer perguntas na seção "Dúvidas" e a participar de salas de bate-papo e de fóruns de discussões. Os interessados puderam ter a comodidade de associar-se à ANABB pela internet. O novo site trouxe ainda a Agência de Notícias, que, em tempo real, oferece informações de interesse do funcionalismo.

ANABB promove debates

O II Fórum Nacional de Debates ANABB superou todas as expectativas e ampliou as conquistas deixadas pela primeira edição do evento. O encontro teve workshops, por exemplo Os Funcionários do BB nos Poderes, que reuniu mais de 40 parlamentares de todas as regiões do país, funcionários do BB eleitos para cargos públicos. Foi uma oportunidade para troca de experiências, divulgação de estratégias e desafios do BB e esclarecimento de dúvidas expressas pelos funcionários eleitos.

ANABB em nova sede

A Associação ampliou seu espaço e adquiriu a atual sede administrativa em Brasília.

Novos seguros

Novas modalidades de seguros foram criadas para ampliar a cobertura aos associados. São eles: o Seguro Decesso Complementar, para quem tem até 65 anos, e o Seguro Decesso Complementar Master, para quem tem entre 66 e 80 anos.

Jornal Ação Especial

A ANABB lançou o jornal Ação Especial para divulgação de assuntos específicos e de interesse do funcionalismo do BB. Para notícias urgentes, a ANABB também criou o ANABB Expresso.

Estudo sobre o relatório Booz-Allen

O BB esteve em meio a uma série de ataques que colocavam em xeque sua eficiência e sua importância como banco público. Mostrando sua força, a ANABB reuniu os melhores consultores do mercado para responder ao relatório. Após vários debates, a ANABB produziu um documento que reconstituía o Booz-Allen. O trabalho da ANABB pôs fim à manobra do governo, ao comprovar que a análise do relatório era tendenciosa e que o documento era inválido.

Defesa da aposentadoria

A atuação da ANABB foi decisiva para a suspensão do Decreto nº 3.721/2001, que alterava a idade mínima de aposentadoria, de 55 anos para 65 anos, para os participantes de fundos de pensão. A ANABB enfatizou a inconstitucionalidade e a ilegalidade desse decreto.

Criação do programa Convênios

A ANABB criou mais um benefício aos associados oferecendo diversas opções de descontos que ajudam na aquisição de produtos e serviços. São inúmeros conveniados: estabelecimentos comerciais, escolas, faculdades, montadoras de carros, salões de beleza, entre outros. Uma facilidade que se reflete em economia para os associados.

Vitórias políticas da ANABB

Duas vitórias políticas tiveram enorme significado para os funcionários do Banco do Brasil. A primeira foi a derrota do projeto do governo FHC que alterava as regras de aposentadoria e a segunda foi a desistência do BB em privatizar a BB DTVM. A ANABB atuou com êxito na esfera do Parlamento, contribuindo para bloquear uma reforma às pressas e delicada para milhões de brasileiros. A mobilização dos trabalhadores garantiu a derrota do governo no principal ponto da reforma da Previdência, o aumento da idade mínima.

Voto pelo correio

O Conselho Deliberativo da ANABB decidiu modificar o sistema de votação do processo eleitoral, introduzindo o voto pelo correio.

Pesquisa motivacional com funcionários do BB

A ANABB encomendou pesquisa para aferir o nível de motivação do funcionalismo, ação repetida em 2007.

Anabb promove debates

Anabb passou a realizar Fóruns Nacionais e Regionais, Encontros de Mulheres, Ciclos de Debates e Encontros de Entidades.

Participação na luta contra a Reforma da Previdência

O Banco do Brasil demitiu 500 funcionários. A ANABB procurou o apoio de parlamentares e de representantes do Judiciário para reverter as demissões. O resultado foi a instauração de inquérito civil contra a diretoria do Banco e a revisão de 150 demissões.

Criação do Seguro Decesso Automático

A ANABB ofereceu mais esse benefício aos associados que passaram a ter a oportunidade de usufruir de serviço de qualidade, credibilidade e preços mais acessíveis que aqueles praticados no mercado.

Informação de qualidade

A ANABB publicou a primeira Revista Cidadania e criou o serviço de clipping, que em 2001 passou a ser encaminhado por e-mail e publicado no site. O clipping é enviado diariamente para mais de 30 mil e-mails.

Denúncia contra o Plano de Demissão Voluntária

A ANABB mobilizou-se contra o Plano de Demissão Voluntária (PDV). O BB implantou o programa sem adequado planejamento e demitiu mais de 13 mil colegas. A ANABB fez denúncia à Procuradoria-Geral do Trabalho contra o BB. O Banco viu-se forçado a firmar compromisso de acabar com a figura discriminatória dos “elegíveis” e a não efetuar demissões compulsórias.

Ação da ANABB impede recolhimento de IR sobre benefícios

Por iniciativa da ANABB, a Justiça determinou que o BB não mais recolhesse à Receita Federal o Imposto de Renda (IR) sobre venda de férias, abonos-assiduidade, folgas e licenças-prêmio. Em 1999, os associados puderam reaver o dinheiro depositado em juízo. No total, foram disponibilizados a 83 mil associados mais de R$ 240 milhões, sem considerar os ganhos futuros.

Criação do I Prêmio Cidadania

A ANABB realizou a primeira edição do I Prêmio Cidadania, que valorizou trabalhos realizados pelos comitês nas áreas de educação, geração de emprego e combate à fome e à miséria. A segunda edição aconteceu em 1998; a terceira, em 2002; e a quarta, em 2005. Em 2011, aconteceu a quinta edição do prêmio.

Lançamento da Revista Momento

A ANABB lançou a Revista Momento. Nos anos de 1996 e 1998, a publicação ganhou o prêmio de comunicação institucional da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial(Aberje).

Criação do CIN

O Clube de Investimento dos Funcionários do Banco do Brasil (CIN), apoiado por todas as entidades que integraram o Fórum Repensando o BB, tinha o objetivo de abrir ao funcionalismo a oportunidade de participar do capital do Banco e de sua administração.

Realização do I Encontro com Presidenciáveis

Participaram do debate no auditório da ANABB, os candidatos Fernando Henrique Cardoso, Leonel Brizola e Espiridião Amim. A ANABB publicou a íntegra do debate com o presidente eleito, Fernando Henrique, nos Cadernos ANABB.

Luta em favor da Previ

O governo fez ataques aos fundos de pensão em 1994. Exigia que os recursos das entidades fossem aplicados na compra de títulos da dívida pública, com juros de 8% a 12% ao ano, enquanto a inflação superava 2,7% ao ano. A ANABB conseguiu liminar na Justiça para evitar a compra desses títulos, o que afetaria o patrimônio da Previ.

Estímulo à cidadania

A ANABB lançou o programa Brasil sem Fome, que apoiou, por meio de parceria feita pela Associação, a campanha Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, idealizada pelo sociólogo Herbet de Souza, o Betinho.

À época, os funcionários do Banco do Brasil montaram cerca de 2.400 comitês de apoio à campanha do sociólogo. A ANABB patrocinou a confecção de camisetas com a marca “cidadania” para que os comitês pudessem vender e reverter a quantia arrecadada para projetos de combate à fome. O resultado foi uma arrecadação superior a R$ 1 milhão.

Criação de novo estatuto

Aprovação do novo estatuto que trouxe maior democratização à entidade. Em 2009, foi feita reforma estatutária para adaptá-lo ao novo Código Civil. Também aconteceu o lançamento da primeira edição dos Cadernos ANABB.

Defesa do BB como banco público

Na área parlamentar, a ANABB prestou assessoramento aos deputados federais fornecendo subsídios para elaboração do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 44/1991 - e do PLC nº -47/1991, que tratam da regulamentação do At. 192 da Constituição Federal, matéria referente à nova configuração do sistema financeiro nacional e na qual a ANABB sustentou a tese de destinar ao Banco do Brasil efetivo papel de banco público.

ANABB ingressa com ação contra Certificados de Privatização

A Associação ajuizou ação para impedir que a Previ comprasse Certificados de Privatização. A justiça acatou o pedido da ANABB. Em 1994, conseguiu liminar que impediu que a Previ aplicasse parte de seus recursos na compra de títulos da dívida pública (NTN Série R). Essas ações evitaram prejuízos milionários à Caixa de Previdência.

ANABB adquire sede própria

Em janeiro, a Associação adquiriu sede própria, em Brasília, o que permitiu maior autonomia e melhor infraestrutura para realização de seus trabalhos.

ANABB promove discussão sobre o Sistema Financeiro Nacional e a Retomada do Crescimento Econômico

Em agosto, a ANABB participou do Seminário sobre o Sistema Financeiro Nacional e a Retomada do Crescimento Econômico, realizado pela Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) da Câmara dos Deputados, com o apoio da Fundação Banco do Brasil. O papel dos bancos oficiais no sistema financeiro foi um dos assuntos mais discutidos no seminário. Cumprindo sua proposta de promover a descentralização por meio da conscientização do funcionalismo sobre a importância de seu papel na defesa do Banco do Brasil, a ANABB realizou quatro encontros regionais, nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.

ANABB ajuíza a primeira ação judicial

A ANABB ajuizou sua primeira ação de FGTS Juros Progressivos para recomposição de saldos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a fim de reparar o erro cometido pelo Banco Nacional de Habitação (BNH), que capitalizava os saldos dos depósitos do FGTS com juros de 3%, em vez de 6%.

Nasce o jornal Ação

A primeira edição circulou sem nome em março. A ideia era que os associados o escolhessem. Em outubro, em sua terceira publicação, o jornal passou a se chamar Ação e, desde então, veio a ser referência entre as publicações direcionadas ao funcionalismo do Banco do Brasil.

Surge a Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil

No dia 20 de fevereiro foi fundada a entidade que anos depois se tornaria a maior da América Latina. Estimulado pelo clima de insatisfação, diante da Reforma Bancária um grupo de funcionários em Brasília concretizou a fundação da ANABB, que visava a atender os anseios de cada um dos colegas em todo o país.

A Reforma Bancária teve início com o Golpe Militar de 1964. Após a tentativa de dividir o Banco do Brasil em vários bancos, o governo acabou por transformar a Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc) em Banco Central do Brasil (Bacen), retirando-a da esfera do BB. O Bacen passou a ser influenciado pelas entidades federativas dos banqueiros. Tornaram-se virulentos os ataques de certa parte da imprensa ao Banco do Brasil, a partir do fim da década de 1970 e do início dos anos 1980. Em seguida, parte da burocracia oficial fixou, junto à imprensa, agressivo discurso, imputando ao BB e à Conta-Movimento a principal causa da inflação.

© 2021 - Associação Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil.